Início » CNE apela aos partidos políticos para se inscreverem

CNE apela aos partidos políticos para se inscreverem

Por admin

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou, semana finda, a todos os partidos políticos interessados em participar nas eleições autárquicas de 20 de Novembro próximo para se inscreverem,

 tomando em consideração que o prazo termina amanhã dia 6 (seis). O apelo foi feito em Maputo, pelo porta-voz da CNE, João Beirão, durante a apresentação dos dados definitivos do processo de recenseamento eleitoral.

Recorde-se que o processo eleitoral, que teve o seu término no dia 23 de Julho último, registou 3.059.794 potenciais eleitores correspondentes a 85.4 por cento, de um universo de previsto de 3.598.3 cidadãos eleitores.

Verónica Macamo repudia boicote às eleições

A presidente da Assembleia da República (AR), Verónica Macamo, mandatária do partido Frelimo, repudiou semana passada, em Maputo, as ameaças de não participação do partido da Renamo às eleições autárquicas, agendadas para 20 de Novembro próximo, feitas pelo presidente do partido Afonso Dlakhama.

Macamo falava na sede da Comissão Nacional de Eleições (CNE), durante a apresentação da candidatura do partido Frelimo para as eleições autárquicas de 20 de Novembro.

Na ocasião, referiu que todos os partidos pretendem realizar as eleições num ambiente de tranquilidade e não de conflitos, uma vez que “as eleições são um momento de festa e não de guerra”. Para ela, a Renamo tinha que participar nas próximas eleições autárquicas como forma de credibilizar a democracia, daí que “apelo ao presidente da Renamo para desistir da intenção de boicote”.

Refira-se que o pacote a ser entregue à CNE inclui documentos como estatuto do partido, certidão do registo emitido pelo conservatório de serviço central de registo civil, a sigla em forma A4, símbolo do partido também em forma A4, lista dos membros da direcção dos partidos políticos.

O mandatário deve apresentar os documentos como acópia do Bilhete de Identidade (BI) do candidato, a cópia do cartão de eleitor, ficha de candidatura, registo criminal, atestado de residência, fotografias tipo passe, a lista dos apoiantes da candidatura, entre outros.

A mandatária da Frelimo, Verónica Macamo, declarou, no fim da verificação, que o processo estava completo, ainda que faltassem as formalidades jurídicas. “Estamos convencidos de que não há nenhum problema com os documentos que entregamos.

Adiante Macamo referiu que os candidatos da Frelimo estão, ainda, em campanha interna. “Temos muitos candidatos a concorrer, mas ainda são de eleições internas, e cabe ao escrutínio interno indicar quem é o candidato que vai representar o partido em cada município”, explicou.

Até ao momento foram inscritos os seguintes partidos: Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), Associação Juntos pela Cidade, Associação para Educação Moral e Cívica na Exploração de Recursos Minerais e o partido Frelimo. 

Idnórcio Muchanga

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana