Início » Muembe electrificado até Setembro

Muembe electrificado até Setembro

Por admin

Cerca de 300 infra-estruturas públicas e privadas do distrito de Muembe, em Niassa, vão beneficiar, a partir de Setembro próximo, de energia eléctrica produzida através de painéis solares.

O projecto prevê ainda a electrificação de mais dois distritos, nomeadamente os de Mavago e Mecula, perfazendo um total de 990 beneficiários nos três distritos.

O delegado provincial do Fundo de Energia de Niassa, Víctor Raúl, que revelou o facto à nossa reportagem, explicou que o custo das obras está avaliado em 31 milhões de dólares americanos, financiadas por um banco sul-coreano, país que é igualmente responsável pela assistência técnica do projecto.

Segundo Víctor Raúl, o projecto foi concebido pelo governo moçambicano e a sua implementação está a ser feita pelo FUNAE, que conta com um crédito da Coreia do Sul.

As obras decorrem a bom ritmo, sendo que, neste momento, a sua execução é de 50 por cento. Numa primeira fase, pouco mais de 300 famílias de Muembe serão abrangidas pelo empreendimento que se pensa venha a alavancar o desenvolvimento daquela que é considerada uma das vilas mais promissoras no futuro.

A vila-sede do distrito de Muembe situa-se a pouco mais de 75 quilómetros da capital provincial de Niassa, Lichinga, sendo a agricultura e os recursos florestais o seu ponto mais forte, com destaque para a implementação, na zona, de vários projectos de reflorestamento, o que provoca um conflito com as comunidades locais.

Ainda de acordo com a nossa fonte, a capacidade instalada das centrais de Muembe e Mavago é de 400 Kwts/cada, enquanto a de Mecula é 500. Neste momento, estão a ser lançados cabos de média tensão que vão alimentar a vila-sede, estando previsto que a obra de Muembe seja entregue até meados de Setembro próximo.

Em contacto com a nossa reportagem, os residentes elogiam a iniciativa do Governo ao garantir energia às zonas mais recônditas, pois consideram que trarão benefícios sociais nas áreas da Educação e Saúde, a título de exemplo, já que torna possível a leccionação de aulas nocturnas e assistência aos doentes.  

De referir que até finais de 2014, os distritos ora em electrificação vão beneficiar também da rede nacional de Cabora Bassa.

O trabalho para a viabilização desta última empreitada estão igualmente em curso, com a colocação de postes ao longo da via por onde vão passar os cabos eléctricos que vão alimentar os três distritos abrangidos pela extensa Reserva Nacional de Niassa.

Sobre o assunto, questionamos ao responsável do FUNAE no Niassa se não haveria incompatibilidades entre os dois projectos de electrificação, ao que nos respondeu:

Não existirão dois projectos; não há nenhum conflito de interesses. O projecto foi concebido de tal maneira que quando chegar a energia da rede nacional, a electrificação feita por painéis seja entregue (vendida) ao da rede nacional de Cabora Bassa”.

MALIZANE VISITA OBRAS

Para se inteirar do curso das obras, o governador David Ngoane Malizane, visitou, há dias, as obras de electrificação por painéis solares, em Muembe.

Depois de ouvir as explicações sobre o decorrer daquele empreendimento, há muito esperado pelas polulações, Malizane manifestou-se entusiasmado com o envolvimento dos trabalhadores, quer nacionais quer estrangeiros, e encorajou-os a tudo fazerem para que os prazos preconizados sejam respeitados.   

O governo está engajado na melhoria das condições das comunidades, mesmo havendo aqueles que querem, com os seus actos, retardar o curso das coisas”, afirmou Malizane.  

André Jonas

andremuhomua@gmail.com

Fotos de André Jonas

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana