Início » Escolas sul-africanas registam mais de 270 grávidas por dia

Escolas sul-africanas registam mais de 270 grávidas por dia

Por admin

Escolas primarias e secundarias sul-africanas transformaram-se em autenticas fabricas de pessoas.

Segundo o Instituto Sul-africano de Estatística, 99 mil alunas foram engravidadas em 2013 por colegas e professores nas escolas primeiras e secundarias.

As contas indicam que 271 alunas foram engravidadas por dia em 2013 na África do Sul.

Os números mostram um dramático aumento a partir de 81 mil grávidas registadas no ano anterior e 68 mil em 2011. O Instituto ainda não terminou a compilação dos dados referentesa 2014.

Entretanto, o Ministério da Educação Básica reconhece a derrota na luta contra doenças de  transmissãosexual nas escolas e considera que o sector vive uma crise alarmante sem precedentes.

As medidas de punição de professores prevêem expulsão imediata da Educação ao educador que se envolversexualmente com aluna.

No entanto, muitos prevaricadores escapam através de acordos financeiros com famílias pobres das vitimas, que evitam fazer denuncias.

Desconheço a realidade actual nas escolas primarias e secundarias moçambicanas sobre o assunto.

No meu tempo de aluno primário e secundário houvesituações que me marcaram durante uma década.

Um colega que era bom jogador de futebol escolar e marcador de golos foi expulso da escola por ter engravidado uma colega.

Isaías estava na Terceira Classe e a moca na Segunda.

Os dois foram expulsos sem contemplações por ordens do Professor Nguenyae do representante dos pais dos alunos da Escola Primaria de Nhauchua, em Massinga.

Em casa, o meu pai mineiro, era muito rigoroso. Na sua ausência em missão de serviço nas minas da África do Sul, os meus irmãos mais velhos assumiam o comando e a rigorosidade do velho com zelo.

A expulsão do meu colega Isaías marcou-me durante cerca de 10 anos, tempo que fiquei em jejum sexual, apesar da provocação das miúdas.

No mesmo ano assisti a uma situação caricata na zona.

Em plena celebração da independência nacional na sede do Circulo da Frelimo, um jovem, que desaparecera da festa nocturna, foi procurado por Milicianos e apanhado em sua casa com uma rapariga no quarto.

Os dois foram trazidos naquela noite e apresentados ao publico como corruptos e foram punidos severamente, durante uma semana, cultivando no terreno do circulo.

Um pai e irmãos rigorosos em casa, professores severos e secretários da Frelimo implacáveis contra corruptos sexuais agravaramo meu medo, congelando aventuras sexuais com colegas nos internatos escolares.

O meu amigo Álvaro que aproveitou as miúdas provocadoras foi enviado ao Serviço Militar Obrigatório como punição pelas aventuras sexuais em plena guerra contra a Renamo quando concluímos a Sexta Classe.

Hoje, a democracia mudou as coisas. (x)

Simião Ponguane

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana