Início » Cronicando uma conversa

Cronicando uma conversa

Por Jornal domingo

POR ANTÓNIO BARROS

Ao meu conterrâneo Filipe Lúcio, director de Serviços aos Membros e Desenvolvimento e responsável por todos escritórios regionais da Organização Mundial de Meteorologia, com sede em Genebra, na Suíça. Antes foi director-geral do INAM.
O meteorologista é uma figura vital na sociedade pois é ele que interpreta a dança invisível dos elementos que entrelaçam o sol, a atmosfera, a terra e os oceanos de que resultam as nuvens, os ventos, as chuvas, secas e vários outros fenómenos meteorológicos.
Os meteorologistas são os especialistas que decifram os códigos das nuvens, interpretam o murmúrio dos ventos e traçam os caminhos dos sistemas meteorológicos atmosféricos, dando-nos informação sobre temperaturas, precipitação avisando sobre a ocorrência de fenómenos extremos, como vagas de calor, ciclones, cheias, secas, tempestades de areia, entre outros, para garantir melhor qualidade de vida e conforto à sociedade. Em latitudes altas fornecem ainda informação e avisos sobre tempestades de neves, vagas de frio e outros fenómenos característicos destas regiões.
O meu/nosso compatriota Filipe Lúcio, zambeziano de gema, desempenha as funções de director de Serviços aos Membros e Desenvolvimento, e responsável por todos os escritórios regionais da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), com sede em Genebra, na Suíça. A OMM tem 193 Estados- membros. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana