Início » África do Sul e Moçambique no mesmo grupo dos corruptos

África do Sul e Moçambique no mesmo grupo dos corruptos

Por admin

Corrupção e um conceito que pode ter diversos significados para diferentes pessoas.

Para mim, entretanto, corrupção significa efeito ou acto de corromper alguém ou algo com finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

Uma firma internacional de pesquisa ENSafrica, com escritórios na África do Sul, publicou esta semana um estudo no qual indica que  Angola, Congo Democrático, Gana, Quénia, Moçambique, África do Sul e Uganda, são pontos quentes hotspots de corrupção no continente africano com 54 países.

Segundo a ENSafrica, 88 companhias internacionais inqueridas reportaram que experimentaram incidentes de corrupção ou suborno em vários países, sobretudo nos primeiros oito estados africanos.

A pesquisa foi realizada com finalidade de medir percepções sobre o cumprimento de medidas anticorrupção por companhias internacionais de negócios.

Na África do Sul, a prestação de serviços básicos nas instituições do Estado virou negocio lucrativo para funcionários que no final do mês recebem salários gerados por impostos de cidadãos extorquidos.

A Policia e funcionários do Ministério dos Assuntos Internos localmente chamado Home Affairs são considerados incubadores de corrupção.

Uma mulher zimbabweana foi detida ha uma semana em Joanesburgo com seu bebe de oito meses, quando regressava de seu posto de trabalho.

O agente que deteve a senhora era uma mulher fardada a rigor da Policia. Pediu documento de identidade.

A vitima mostrou papel de refugiada com carimbo oficial, mas a senhora Policia queria o famoso ID Identification Document ou passaporte com visto freso de entrada.

Na falta de ID ou passaporte, pediu dinheiro correspondente ao preço de três frangos para deixar a senhora em liberdade.

A vitima não tinha nem uma nem outra coisa e foi levada para celas de esquadra com seu bebe inocente. 

A criança apanhou febres na cela com a mãe pobre.

A detida ficou o tempo que a senhora Policia calculou que seria punição suficiente e depois libertou-a.

No entanto, já era tarde demais para o patrão que despediu a pobre mãe do emprego.

África do Sul e o pais mais desenvolvido do continente africano.

Em Moçambique, um dos países mais pobres de África, a corrupção começa na fronteira terrestre, pelo menos para quem entra por Ressano Garcia, que faz limite com África do Sul desenvolvida.

Ao entrar, o viajante depara-se com jovens que oferecem “ajuda” no preenchimento de documentos de entrada de carro com matricula estrangeira ou impressos de migração.

Os  jovens “samaritanos” têm conexões nas fileiras dos funcionários das Alfandegas e da Migração para flexibilizarem assinaturas de documentos.

Depois da fronteira, o viajante fica a mercê de agentes da Policia de Transito perfilados ao longo dos cerca de 100 quilómetros para o centro da cidade capital da pátria amada.

Na África do Sul industrializada agente da Policia cobra dinheiro ilicitamente para comprar três francos.

Na percepção das companhias internacionais inqueridas pela ENSafrica, os dois países vizinhos são juntamente com outros hotspots de corrupção que assusta moralizadores pregadores de ética. (x)

Simião Ponguane

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana