Início » Desenvolvimento mundial a duas velocidades

Desenvolvimento mundial a duas velocidades

Por admin

Jornalistas ganham batalha de acesso a informação nos papéis, mas falta ganhar a guerra.

Em Novembro de 2014, a Assembleia da República aprovou a lei do Direito a Informação e na segunda semana de Outubro de 2015 o governo aprovou o respectivo regulamento.

Jornalistas abriram garrafas de champanhe em celebração da vitória nos papéis que enlouqueceram Manua, segundo escreve Ungulani va ka Khosa na sua celebre obra Ualalapi. Coitados.

A lei do Direito a Informação prevê existência de informação classificada, segredo de Estado, de Justiça ou Confidencial que jornalistas não podem solicitar as entidades publicas e ou privadas. A classificação dos tipos de informação e discreta.

Moçambique tem longa história de secretismo e censura de informação. Desde o tempo colonial criou-se cultura de secretismo. Há muita informação de interesse publico que vegeta em corações e gavetas de funcionários do Estado ou de instituições privadas que os seus detentores consideram segredo de Estado, de Justiça ou Confidencial.

A limitação de prestação de informação a jornalistas agravou-se nos últimos três anos em Moçambique.

Ministros, Vice-Ministros, Directores Nacionais ou PCAs são exageradamente cautelosos na prestação de declarações ou informações a jornalistas, mas a noite ou de manha querem ver, ler e ouvir noticias nos jornais, rádios e canais de televisão.

A lei do Direito a Informação e seu regulamento são instrumentos tecnicamente essenciais, mas duvido que sejam suficientes para quebrar a  cultura de segredo e censura não institucionalizada.

Em quase todo o Mundo, líderes políticos ou de negócios a diversos níveis de responsabilidade usam poder, segredo e censura para evitar exposição publica de cuecas sujas.

O jornalista que consegue quebrar a barreira, mesmo usando a lei, e hostilizado pelo sistema político ou económico.

A abertura de entidades publicas e ou privadas para prestar informação considerada sensível ao publico e proporcional ao desenvolvimento humano, político, económico, social e cultural.

Quanto maior for o desenvolvimento, maior e abertura de entidades na prestação de informação.

O nível de desenvolvimento de Moçambique ainda e primário.

Ganharam a batalha, mas ainda falta ganhar a guerra. (x)

Simião Ponguane

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana