Início » Xai-Xai sem espaço para habitação

Xai-Xai sem espaço para habitação

Por admin

A cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, está sem espaço para construção de imóveis para habitação, mas a procura é enorme. É o primeiro desafio para o novo Presidente da Autarquia, Ernesto Chambisse, que terá também de resolver um outro problema bicudo: 800 pedidos de talhões, que foram formalmente aceites pela governação anterior, mas sem as concessões outorgadas.

Ernesto Chambisse é por estes dias um homem preocupado. Não vislumbra solução para os inúmeros pedidos de talhões para construção de habitação que vão dando entrada no seu gabinete. Ao todo são oitocentos.

Associado a este problema, há um outro de grande dimensão e que corre há alguns anos: construções nas dunas localizadas na zona alta da cidade sem a observância dos condicionalismos ambientais.

As autoridades administrativas do município reconhecem os problemas resultantes da construção de imóveis nas dunas localizadas na zona da Praia e no bairro de Macanwine, mas entendem que foi a solução encontrada para certos casos.

Na opinião do novo edil, aqueles locais deveriam ter sido atribuídos a pessoas que fossem capazes de erguer construções convencionais e pudessem salvaguardar a vegetação para conter a erosão dos solos.

Chambisse acrescentou que dever-se-ia ter criado condições para o escoamento de águas pluviais e construção de escadarias para reduzir o impacto provocado pelo constante caminhar das pessoas por aquelas zonas.

 

Outro problema que Chambisse tem em mão é o da criação de infra-estruturas para as famílias vítimas das cheias de 2013 que foram reassentadas numa área geográfica pertencente ao distrito de Xai-Xai  que clamam por arruamento, energia eléctrica, furos de água e escolas.

DESAFIOS CONTÍNUOS

Os principais problemas de Xai-Xai continuam a ser intransitabilidade das vias de acesso entre os bairros periféricos dos postos administrativos de Inhamissa, Patrice Lumumba e cidade de Xai-Xai; a crescente erosão;  a falta de infra-estruturas em locais de reassentamento das populações vítimas das cheias de 2013; e a falta de uma lixeira.

Aliás, os resíduos sólidos recolhidos pelo pessoal da salubridade nos mercados e esquinas da cidade,  e na falta de  uma lixeira, são depositados em duas ravinas nos bairros “9” e Patrice Lumumba “A”.

A atitude de alguns munícipes e de certas empresas também não tem ajudado na higienização da cidade porque depositam os resíduos sólidos na zona do circuito motorizado de Fenicelene, na baixa de Xai-Xai.

 Para se desencorajar aquela prática, que vai se tornando rotina, foi destacada para a zona uma força da polícia municipal. 

A cidade de Xai-Xai conta com doze bairros, cobrindo uma área de superfície de 131 quilómetros quadrados, contando com 116 mil habitantes e foi elevada à categoria de cidade no dia 7 de Outubro de 1961. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana