Início » VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Mais de cem mulheres morreram nos últimos dois anos

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Mais de cem mulheres morreram nos últimos dois anos

Por Jornal domingo

TEXTO DE ABIBO SELEMANE

ABIBO.SELEMANE@SNOTICIAS.CO.MZ

Entre 2022 e 2023, cento e vinte e duas mulheres e raparigas foram assassinadas, vítimas de violência doméstica, em diferentes pontos do país. Deste número, setenta e sete mortes foram registadas entre Janeiro e Novembro do ano passado, segundo dados fornecidos recentemente ao domingo, pelo Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

As estatísticas indicam que houve aumento face aos 12 meses do ano de 2022, quando foram reportadas 45 mortes. Parte dos crimes foi praticada na via pública; outros em machambas; outros ainda em residências ou casas abandonadas, entre vários sítios. O mesmo relatório indica que as vítimas têm idades que variam entre 4 e 76 anos. As motivações são várias, das quais se destacam ciúmes, problemas passionais, recusa de sexo e superstição.

A título ilustrativo, das 77 ocorrências registadas durante o ano passado, doze assassinatos foram provocados por ciúme e nove por questões passionais.

Os protagonistas são pessoas com quem as vítimas, muitas vezes, partilharam a sua intimidade e história de vida, com destaque para marido, namorado, cunhado, sobrinho, pai, padrasto, madrasta, inclusive vizinhos e ex- parceiros. Há relatos segundo os quais as malogradas antes de serem mortas são humilhadas, torturadas e violadas sexualmente.

domingo partilha alguns casos ocorridos durante o ano passado, que demonstram que o problema da violência doméstica está a tornar-se cada vez mais preocupante. Dois sucederam durante a quadra festiva. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana