Início » Vietname reforça produção de arroz

Vietname reforça produção de arroz

Por admin

A República Socialista do Vietname vai reforçar a produção de arroz nas províncias da Zambézia e Gaza, no quadro das relações de amizade e cooperação com Moçambique.

Na Zambézia está em implementação desde o ano passado o projecto de Investigação e Desenvolvimento de Plantação Alimentar, orçado em dois milhões de dólares.

A iniciativa visa incrementar a produção de arroz através da introdução de técnicas melhoradas e será alargada ao distrito da Macia, na província de Gaza.

A ideia do Governo moçambicano é reduzir continuamente a dependência estrangeira na provisão do cereal. É neste âmbito, por exemplo, que está em curso um projecto similar no distrito de Chókwè, província de Gaza, no quadro da cooperação entre Moçambique e China.

A Vice-ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque, disse que actualmente Moçambique beneficia de apoio do Vietname para a produção do arroz, batata-doce e soja.

“Neste momento temos técnicos vietnamitas na Zambézia num projecto que estão a implementar técnicas que melhoram o rendimento na produção do arroz. Vamos estender o projecto para Macia, na província de Gaza”, anotou.

A governante falava no final das conversações oficiais mantidas entre as delegações de Moçambique e do Vietname no quadro da visita ao nosso país do Vice-Primeiro Ministro daquele país asiático, HoangTrungHai.

Na ocasião, as duas delegações passaram em revista as relações de amizade e cooperação que datam desde 25 de Junho de 1975, quando Moçambique se tornou independente.

O Primeiro-Ministro e Chefe da delegação moçambicana, Carlos Agostinho do Rosário, referiu que foi um momento de avaliação do estágio de cooperação entre os dois países que serviu para o reforço de determinados sectores.

– O Vietname tem tecnologias adaptadas às condições de Moçambique e o nosso país tem uma população trabalhadora e disciplinada. Tem condições climáticas apropriadas, tem matérias-primas e os dois países podem juntar esforços para proporcionar o bem-estar às populações dos dois países,observou.

Agostinho do Rosário indicou que as duas delegações acordaram que o sector da agricultura é prioritário, para além das áreas de transporte e comunicações, onde o Vietname já tem uma presença notável no país através da Movitel, que se faz sentir não só nas cidades, mas sobretudo nas zonas rurais.

O Vice-Primeiro Ministro do Vietname destacou os progressos registados ao longo dos 40 anos de cooperação com Moçambique e renovou o compromisso daquele país em contribuir para o desenvolvimento de sectores como educação, saúde, transportes e comunicações, e formação profissional.

– Quero sublinhar a formação de recursos humanos que é muito importante para Moçambique.Vamos continuar a apoiar a formação de técnicos na agricultura, saúde e transporte ferroviário.Vamos enviar mais técnicos para formar aqui e também vamos receber estudantes moçambicanos para formar nas nossas universidades.

Relativamente a agricultura, HoangHai assegurou que o Vietname vai trazer a Moçambique centenas de variedades de sementes de arroz para a selecção de espécies que se adaptem aos solos nacionais.

“Tambémqueremos apoiar no processamento de produtos alimentares e criação de animais domésticos. Igualmente falamos sobre mudanças climáticas. Queremos desenvolver acções que concorram para mitigar o impacto das calamidades naturais”, acentuou o governante vietnamita.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana