Início » Vale forma jovens em início de carreira

Vale forma jovens em início de carreira

Por admin

A Vale Moçambique lançou recentemente em Moatize uma iniciativa de formação orientada a jovens estudantes e profissionais moçambicanos que estão em início de carreira profissional.

Fonte da empresa refere que o objectivo é aprimorar competências técnicas e humanas dos jovens por forma a actuarem na cadeia de mineração e de operações ferro-portuárias.

Dados disponíveis indicam que o programa terá a sua conclusão em Dezembro de 2013, e durante os primeiros três meses, os jovens passarão por uma capacitação que abordará assuntos relacionados com a cadeia de valor do carvão, incluindo as operações ferro-portuárias.

Para o recrutamento dos formandos, procedeu-se à selecção e análise curricular, provas de lógica, testes de inglês, bem como de dinâmicas de grupo, entrevistas e exames médicos. Das 41 vagas, treze foram preenchidas por trabalhadores da Vale, com formação superior e em início de carreira na empresa, e as restantes 28 foram preenchidas por candidatos externos com nível superior.

 A iniciativa, designada “Programa Trainee”, permitirá que após o treinamento os formados sejam inseridos nas operações da Vale na Mina de Moatize, assim como nas concessionárias do Corredor de Nacala.

Deste modo, 22 dos formandos serão afectos às operações da Vale na Província de Tete e 19 afectos às operações nas concessionárias do Corredor de Nacala, sendo dez em Nampula e nove em Sofala, respectivamente.

 Durante o evento, Leonardo Xerinda, trabalhador da Vale ex-formando de nível internacional, partilhou a sua experiência, tendo sublinhado que o programa abre portas para uma carreira sólida com padrões de qualidade internacionais.

Por sua vez, Paula Eller, directora de Recursos Humanos da Vale Moçambique, referiu que o “Programa Trainee”, que a Vale lança pela primeira vez em Moçambique, visa disseminar uma cultura de excelência na gestão da empresa, através do desenvolvimento de projectos de melhoria contínua no sistema de produção da Vale e das concessionárias.

 Dando explicações sobre o curso, Paula Eller avançou que durante o treinamento cada formando deverá desenvolver dois projectos com a ajuda de um profissional experiente, agregar conhecimento técnico, o que se espera seja um contributo para a melhoria da qualidade do sistema produtivo da Vale e das concessionárias do Corredor de Nacala.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana