Início » Sismo abala Chimoio sem causar danos

Sismo abala Chimoio sem causar danos

Por admin

Um sismo de magnitude de 4.2 graus na escala de Richter abalou na tarde da sexta-feira passada, a cidade de Chimoio, capital da província de Manica, sem causar danos humanos nem materiais. 

O fenómeno que também se fez sentir em algumas zonas circunvizinhas da cidade de Chimoio, ocorreu cerca das 13 horas, 58 minutos e 44 segundo e teve uma profundidade de cerca de 9,9 quilómetros, de acordo com informações tornadas públicas pelo chefe do departamento dos recursos minerais na direcção provincial dos Recursos Minerais e Energia de Manica, Óscar Bato.

Desconhece-se ao certo o epicentro do sismo, mas dados obtidos pela nossa Reportagem indicam que o mesmo surgiu duma região localizada a 100 quilómetros da cidade de Chimoio, 142 da Beira e 147 de Mature, capital da província zimbabwueana de Mashonalândia, que faz fronteira com o nosso país, numa coordenada de 39 graus, 52 minutos -Este e 20 graus, 0,1 minuto -Sul.

Bato referiu que neste momento decorrem trabalhos para a localização física do epicentro do sismo e estão a ser efectuados contactos com outras região para apurar os impactos reais do terramoto.

“Até então não temos uma localização física do sismo nem indicações de ter causado danos nas comunidades. Mas ainda estamos a trabalhar com profundeza para ver se estamos certos ou não. Foi um sismo de pequena dimensão e pouca dura. Fizemos um levantamento a nível da cidade, constatamos que não houve danos. Esperamos que o mesmo tenha acontecido em outros pontos atingidos pelo fenómeno”, disse chefe do departamento dos recursos minerais na direcção provincial dos Recursos Minerais e Energia de Manica.  

Recorde-se que o último terramoto de grande magnitude, com 7.5 graus na escala aberta de Richter aconteceu no dia 23 de Fevereiro de 2006, cerca das 21 horas. Este teve como epicentro o posto administrativo de Save, distrito de Machaze, a sul da província. O mesmo causou a morte de quatro pessoas e 28 feridos, para além de destruição de várias infra-estruturas socioeconómicas. Igualmente provocou um desnível de dois metros em dois blocos de terra num comprimento de aproximadamente dois quilómetros

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana