Início » UEM gradua mais quadros superiores

UEM gradua mais quadros superiores

Por admin

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) gradua na próxima sexta-feira, dia 9, em Maputo, mais de 900 finalistas entre licenciados e mestrados. A cerimónia que está a ser preparada com todo 

rigor vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo da instituição. Trata-se da segunda cerimónia de graduação este ano. A primeira foi realizada em Abril e contou com a participação de mais de 600 graduados.

Esta segunda graduação, que se realiza dentro das celebrações dos 50 anos da UEM, vai comportar 562 estudantes do sexo masculino e 295 do feminino, perfazendo um total de 857 licenciados. Ao nível de mestrado são 22 mulheres e 23 homens, totalizando 47 mestres.

Em termos de distribuição por províncias, a cidade de Maputo lidera o grupo com mais de 330 graduados e a pior província em termos de representatividade é a do Niassa com apenas 12 graduados. Nestas estatísticas, a Faculdade de Letras e Ciências Sociais é a que mais gradua mais estudantes a nível da UEM com mais de 350 graduados.

Conferência reflecte sobre o ensino superior

Entretanto, a conferência científica realizada, há dias, foi uma ocasião para trazer diversas reflexões sobre o Ensino Superior no país. O acontecimento, que se enquadra nas celebrações dos 50 anos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), teve a participação de académicos nacionais e estrangeiros e reitores das diversas instituições superiores do país.

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Louis Pelembe, destacou, na abertura do encontro, o facto de a sua realização coincidir com duas importantes efemérides: foi em 1962 que se formou a FRELIMO e no mesmo ano que se lançaram os alicerces do ensino superior no país. Por isso “celebramos a dobrar”, frisou.

Este governante evidenciou o facto de muitos gestores, académicos, médicos, engenheiros serem produto deste percurso da instituição do ensino superior no país. De acordo com Pelembe, constitui preocupação destacar o papel da investigação no desenvolvimento do país. “É por isso que se criou um Fundo Nacional de Investigação, de modo que os investigadores tenham ponto da sua actuação”.

O Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo, na qualidade de Presidente do Comité Directivo de Organização dos 50 anos do Ensino Superior em Moçambique, realçou o facto de a conferência científica decorrer num período de extrema importância. “Desde a sua criação como Estudos Gerais Universitários foi centro de produção de conhecimentos científico”.

Quilambo destacou o facto de o Ensino Superior ter-se juntado do Rovuma ao Maputo na organização de exposições, galas, marchas, debates para comemorar os 50 anos. “É este ensino superior que, apesar desta celebração, reconhece que ainda tem desafios ligados ao acesso, à qualidade, à equidade ao financiamento”, afirmou, garantindo a seguir um futuro de competitividade regional e internacional ao nível dos graduados.

Você pode também gostar de:

5 comments

Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks 29 de Novembro, 2023 - 1:05

You re so awesome! I don t believe I have read a single thing like that before.

Reply
Live TV 3 de Fevereiro, 2024 - 5:10

I think the admin of this site is really working hard for his website since here every stuff is quality based data.Live TV

Reply
tv manar live 9 de Fevereiro, 2024 - 9:24

Great post Thank you. look forward to the continuation.-mediathek first dates

Reply
hey dudes for women 27 de Fevereiro, 2024 - 6:57

There is some nice and utilitarian information on this site. – womens hey dudes

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana