Em Foco

Agricultores devem aprender novas técnicas de produção

A Primeira-Dama da República, Maria da Luz Guebuza mostrou-se impressionada com o desempenho dos agricultores da cidade de Maputo, e desafiou-os a 

introduzirem novas técnicas de lavra para o aumento da produção e produtividade agrícola, visando a redução da fome e da dependência em relação aos produtos sul-africanos.

Sublinhou que a aprendizagem de novas técnicas de produção poderá concorrer para a supressão de obstáculos encarados pelos agricultores devido a factores climáticos. Para exemplificar esta realidade Da Luz falou de algumas culturas como a do tomate que escasseia na época chuvosa.

Entretanto, os agricultores manifestaram a sua preocupação em relação às sementes agrícolas que algumas vezes escasseiam e acabam influenciando a produção.

No primeiro dia da sua visita de quatro dias à Cidade de Maputo, a esposa do Presidente da República escalou o distrito de Kamaxaquene onde visitou o Lar da Nossa Senhora dos Desamparados, e inteirou-se sobre o funcionamento da mesma, tendo no fim convivido com cerca de 200 idosos.

O encontro com mulheres nestes distritos constituiu uma das actividades realizadas pela esposa do Presidente da República. Nessa interacção, Da Luz fez referência à VII Conferência sobre a Eliminação de Cancro em África, a qual terá lugar em Julho de 2013, no nosso país. Sensibilizou as mulheres sobre esta doença e apelou-as a aderirem em massa ao evento, uma vez tratar-se de um mal que desgraça também as mulheres moçambicanas.

Noutro âmbito, a Primeira-Dama saudou o envolvimento e empenho das mulheres no processo de alfabetização, e revelou existir ainda necessidade de sensibilizar o homem para que adira ao processo de aprendizagem, na medida em que estes devem progredir juntos.

No distrito Ka-Nhaca, a esposa do PR participou numa cerimónia de casamento colectivo envolvendo nove casais nas instalações do Registo Civil e Notariado ,cujas obras duraram dois anos e custaram quatro milhões e 700 mil meticais. Nota de destaque foi, sem dúvidas, para o casal Clarmina Singa, de 65 anos e Vasco Maphanga, de 80 anos de idade, o qual conta actualmente com uma família constituída por oito filhos e 20 netos.

A interacção com a comunidade estudantil e a visita a projectos de jovens empreendedores foi outro ponto de agenda levada a cabo pela comitiva do Gabinete da Esposa do Presidente da República. No encontro com os estudantes, Da Luz falou dos mega-projectos, frutos das novas descobertas de recursos minerais e aconselhou os jovens a apostarem no ensino técnico -profissional dada a sua importância para o desenvolvimento do nosso país.

Falando a jornalistas em conferência de imprensa sobre o balanço da visita, a Esposa do Presidente considerou-a positiva tendo sublinhado que há vitórias, mas também muitos desafios pela frente na luta pela melhoria das condições de vida das populações.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo