Início » Surto de febre aftosa ataca gado em Magude

Surto de febre aftosa ataca gado em Magude

Por admin

Noventa cabeças de gado bovino foram contaminadas pelo surto de febre aftosa no Posto Administrativo de Mapulanguene, distrito de Magude, província de Maputo. Presume-se que o mesmo seja agravado pela partilha dos lugares de pasto com outros distritos da província de Gaza, sobretudo Massingir, que onde há igualmente relatos da existência desta doença. 

Segundo o chefe dos Serviços Provinciais de Pecuária, José Mendonça, o primeiro caso foi reportado no passado dia 16 de Maio corrente por um dos criadores daquele Posto administrativo.

Contudo, no dia 18 uma equipa da Agricultura deslocou-se àquela comunidade onde colheu amostras em 10 currais. No local foram seleccionados 590 animais, dos quais 90 revelaram sinais de contaminação.

Algumas amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central, na cidade de Maputo, onde foi constatado que o vírus foi provocado por uma infecção.

Neste momento os Serviços Provinciais de Pecuária mandaram quatro equipas para aquele posto para desenvolver trabalho de inspecção dos animais de forma a aferir o nível de incidência da doença.

O vírus da febre aftosa tem sete variantes. Neste momento ainda não sabe qual deles afectou Mapulanguene. Para o efeito, nos próximos dias as mostras serão encaminhadas para Botsuana, uma vez que internamente não existe equipamento apropriado.

Mendonça acredita que o processo de análises das amostras naquele país poderá durar 15 dias. 

De referir que este é o segundo caso que se regista na província de Maputo. O primeiro aconteceu em 2013, no distrito de Moamba, alastrando-se mais tarde para Magude.

A Direcção dos Serviços Provinciais de Pecuária deu orientações de que nenhum animal, citrinos e banana deve sair daquele distrito para outras partes do país, assim como para o estrangeiro, tanto para o consumo, assim como para a comercialização, uma medida que visa evitar que a doença se propague para outros círculos.

Por outro lado, os Serviços Agrários do Ministério da Agricultura estão a ministrar quatro vacinas obrigatórias de gado bovino desde o passado dia 14 de Maio corrente.

Trata-se das vacinas carbúnculo hemático, carbúnculo sintomático, febre aftosa e dermatose normal. A província de Maputo prevê vacinar cerca de 278 mil cabeças, dos quais 90 mil são do distrito de Magude.

Abibo Selemane
habsulei@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana