Início » Quinhentos reclusos vivem com HIV/ SIDA

Quinhentos reclusos vivem com HIV/ SIDA

Por admin

Vinte e três por cento dos reclusos encarcerados no Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo vivem com HIV/SIDA e doenças associadas.

Grande parte dos doentes tem HIV (507), seguindo a tuberculose (27) e infecções respiratórias (20).

Só em 2015 cinco (5) internos perderam a vida vítimas de HIV/SIDA e tuberculose. O Ministério da Justiça explica que grande parte dos cidadãos vêem infectados antes do encarceramento.

Para evitar a propagação da tuberculose, a direcção do Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo optou pelo isolamento dos doentes identificados.

O director do Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo, Castigo Machaeie, disse que a minimização destes problemas passa pela construção do novo estabelecimento penitenciário regional sul na Moamba que prevê várias divisões para doentes de tuberculose, com perturbações mentais e outras que requeiram cuidados especiais.

Machaeie ajuntou que mesmo sendo o maior estabelecimento prisional, com uma população que ascende as duas mil pessoas, ainda não foi reportado caso de cólera.

“Conseguimos esse feito melhorando o saneamento do meio, apesar de sabermos que os sanitários da área prisional não têm capacidade, tendo em conta a demanda”, disse.

Como forma de garantir a higiene colectiva e saneamento do meio a direcção da cadeia distribui diariamente creolina, cloro, sabão líquido, povim e javel para desinfecção das fossas, caixas cépticas, celas, lavabos e cozinha.

Outra medida levada a cabo é o tratamento de água com certeza, limpeza e desinfecção de tanques de água semestralmente, pulverização das celas de três em três meses.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana