Início » Plano de saúde precisa de 8 milhões de dólares

Plano de saúde precisa de 8 milhões de dólares

Por admin

O sector da saúde em Moçambique está a registar um défice financeiro avaliado em cerca de três biliões de dólares para implementar o seu Plano Estratégico referente ao quinquénio 2014/19.

Daniel Nhachengo, chefe do departamento de planificação e economia sanitária do Ministério da Saúde, disse que para dar cobro ao planificado, o sector vai precisar para o próximo quinquénio de pouco menos de 8 biliões de dólares americanos, no entanto a disponibilidade financeira estará na ordem de 5 biliões de dólares.

A fonte do Ministério da Saúde considerou que o défice é tão grande que vai exigir daquele sector e de seus parceiros uma maior intervenção para a materialização os planos traçados.

Este facto foi anunciado ontem, na abertura do encontro de disseminação do referido plano à sociedade civil, parceiros de cooperação e funcionários seniores do sector.

O grande desafio para a saúde está ligado ao aumento do espaço fiscal para a cobertura das grandes prioridades do plano estratégico designadamente, a redução da mortalidade materna e neonatal, taxas de fecundidade, malnutrição, doenças endémicas (malária, HIV/SIDA e doenças tropicais negligenciadas).

Este é o terceiro plano, o primeiro foi de 2000/5, seguindo-se o de 2006/12. Este último foi aprovado em Março pelo Conselho de Ministros e apresenta um défice de 2,7 biliões de dólares, o que vai exigir uma conjugação de esforços de todos intervenientes para tapar o furo”, disse Daniel Nhachengo.

I.M
 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana