Início » País foi dos poucos casos de 2 cardeais em simultâneo

País foi dos poucos casos de 2 cardeais em simultâneo

Por Idnórcio Muchanga

Os fiéis da Igreja Católica e os moçambicanos em geral celebraram há dias a missa alusiva aos 30 dias após a morte do primeiro sacerdote, bispo e cardeal de Moçambique, Dom Alexandre dos Santos, cujos restos mortais repousam na Sé Catedral de Maputo.

A propósito, domingo entrevistou o padre Cláudio dos Reis, que explicou que Moçambique é dos poucos países no mundo que teve dois cardeais em simultâneo.

Acompanhe a entrevista.

O que é um cardeal para a Igreja Católica?

Segundo o Código Canónico, cardeal é um bispo criado pelo Papa para fazer parte do colégio cardinalício que tem como função ajudar ao sumo-pontífice na assistência espiritual, administração e governo da Igreja Católica.

Quem o nomeia?

A designação correcta é que são criados pelo Papa e normalmente têm sido sacerdotes que se distinguiram pela doutrina, costumes, piedade e prudência na resolução dos problemas.

Quem pode ser cardeal?

Todo aquele que decidiu seguir o sacerdócio. Quando se trata de um padre, tem de ser ordenado bispo e já tivemos casos do género no mundo. Pode se dar o caso da criação de cardeais recorrendo a padres com mais de 80 anos de idade como reconhecimento dos seus feitos importantes ao serviço da igreja. Nestes casos, alguns preferem dizer que se trata de um cardeal padre, mas, normalmente, são bispos criados pelo Papa. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana