Início » RESERVA DO NIASSA: Condenados a 20 anos por abate ilegal de leão

RESERVA DO NIASSA: Condenados a 20 anos por abate ilegal de leão

Por Idnórcio Muchanga

Dois indivíduos foram condenados pelo Tribunal Judicial da Província de Cabo Delgado, há dias, à pena de 20 anos de prisão por envolvimento no abate de um leão pertencente à Reserva Especial do Niassa.

Dados colhidos pelo domingo indicam que os dois cidadãos são naturais do distrito de Mueda e envolviam-se no crime de abate sem licença de espécies proibidas da fauna bravia.

O abate era feito com recurso a armadilhas mecânicas, uma acção punível com uma moldura penal de 12 a 16 anos de prisão.

Pesaram como circunstâncias agravantes o crime de associação para delinquir, pelo qual foram também condenados, cuja moldura penal é de 2 a 8 anos.

Destaque-se que os condenados foram surpreendidos no interior da Reserva Especial do Niassa, a 25 de Julho passado, após terem abatido um leão adulto com recurso a uma armadilha mecânica feita com cabos de aço.

Ao se aperceberem da presença dos fiscais no local onde o leão havia sido capturado, os caçadores furtivos tentaram fugir, mas acabaram interceptados por dois fiscais daquela área de conservação.

No local onde o leão foi abatido, os condenados haviam montado mais 11 armadilhas, tendo uma delas sido atirada para a mata no momento da fuga.

Durante o julgamento os condenados tentaram negar o seu envolvimento, mas provas recolhidas no local dos factos levaram a esta sentença.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana