Início » Mocímboa da Praia: Uma vila fantasma

Mocímboa da Praia: Uma vila fantasma

Por Idnórcio Muchanga
  • domingo visita pela primeira vez a zona depois de recuperada dos
    terroristas e reporta um cenário desolador

Um rasto de destruição total ou parcial de infra-estruturas públicas e privadas é o cenário actual da vila municipal de Mocímboa da Praia, recuperada recentemente pelas forças armadas conjuntas de Moçambique e do Ruanda das mãos dos terroristas que a tinham tomado há mais de um ano.

domingo escalou pela primeira vez Mocímboa da Praia depois da sua recuperação. Neste momento, os únicos habitantes da vila são os elementos da Marinha de Guerra e as tropas ruandesas que garantem segurança às equipas da Electricidade de Moçambique que estão a repor a rede de energia. Depois dos ataques sucessivos protagonizados pelos terroristas nos dias 5 de Outubro de 2017, 23 de Março de 2021 e 27 de Junho, este último que levou à sua ocupação até a sua expulsão a 8 de Agosto último, Mocímboa da Praia é uma zona praticamente fantasma. A sua reconstrução levará algum tempo.

O aeródromo local está literalmente destruído, incluindo todo o equipamento aeroportuário. Apenas permanecem intactas algumas paredes e a torre de controlo. À saída do recinto aeroportuário as marcas de vandalismo estão patentes na destruição total dos edifícios onde funcionavam alguns bancos comerciais.

Escapou da fúria destruidora a estrada que liga Mocímboa da Praia a Palma, bem assim aos distritos de Mueda e Macomia passando pelo cruzamento de Awasse. Numa caminhada em direcção ao Porto da Mocímboa da Praia notam-se estragos em várias residências. Há, no entanto, algumas casas que têm palavras escritas em árabe e que não foram sabotadas, por isso acredita-se que tenham acolhido parte da liderança terrorista.  Leia mais…

Texto de Domingos Nhaúle
domingos.nhaule@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana