Início » PRODUÇÃO DE ARROZ: Moçambique caminha para auto-suficiência

PRODUÇÃO DE ARROZ: Moçambique caminha para auto-suficiência

Por Idnórcio Muchanga

As principais áreas de produção de arroz em Moçambique, nomeadamente os regadios de Baixo Limpopo e Chókwè, em Gaza, e a região do Vale de Zambeze, deverão atingir uma produção global de mais de 200 mil toneladas na campanha 2021-2022.

Esta cifra, quando associada à produção de outras pequenas áreas um pouco por todo o país, pode totalizar cerca de 300 mil toneladas, o que contribui para a redução gradual do défice deste cereal em Moçambique, cujas necessidades ascendem a 800 mil toneladas por ano.

Parte do potencial da produção de arroz esteve exposta na recente 56.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), na qual os principais intervenientes do sector – agricultores, provedores de insumos e indústria de processamento – reiteraram o seu compromisso com o aumento da produção.

Durante a exposição, domingo entrevistou representantes da Delegação de Tete da Agência de Desenvolvimento do Zambeze e dos regadios do Baixo Limpopo e de Chókwè.

O Regadio do Baixo Limpopo (RBL) atingiu uma produção histórica de mais de 30 mil toneladas na campanha 2020-2021 contra 26 mil toneladas da época anterior. Isto acontece depois de na safra 2015- 2016 ter produzido apenas nove mil toneladas deste cereal.  Leia mais…

Texto de Angelina Mahumane
angelina.mahumane@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana