Início » Moçambique obriga-se a vencer Sudão do Sul

Moçambique obriga-se a vencer Sudão do Sul

Por admin

Mais uma vez os moçambicanos são chamados ao Estádio Nacional do Zimpeto para juntos, a partir das 15 horas, lutarem  contra o Sudão do Sul, no jogo da primeira mão da primeira pré –  eliminatória de acesso à fase de grupos para o apuramento ao CAN 2015 a ter lugar em Marrocos.

Dos que estiverem no Zimpeto esta tarde espera-se que não se cansem de gritar pela sua equipa e apupar o adversário de princípio ao fim, a ganhar ou na perder.

Isso mesmo, hoje há que fazer algo mais por Moçambique, uns na bancada, outros no rectângulo do jogo. Só desse modo poderemos conseguir alcançar um bom resultado diante deste ilustre desconhecido que dá pelo nome de Sudão do Sul, país que existe desde 9 de Julho de 2011 e  que a todo custo procura brilho no futebol africano, no qual  Moçambique é velha raposa.

Os jogadores prometem levar para o campo tudo que sabem de futebol para Moçambique ganhar.  A palavra de ordem emitida pelo banco técnico é “sempre atacar e sempre a defender.” 

As condições de preparação foram consideradas de “muito boas” pelos rapazes que esta tarde descem ao relvado do Estádio Nacional do Zimpeto para honrar a Pátria Amada.

Não jogam esta tarde por motivos diferentes o defesa Zainadine Júnior do Nacional de Madeira, por lesão, Simão Mate, do Levante da Espanha, e Hélder Pelembe, do Orlando Pirantes, pela recusa dos respectivos clubes em cede-los á selecção nacional.

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) pede civismo aos adeptos dos “Mambas” antes, durante e depois do jogo. E promete deixar entrar as crianças a custo de zero para as permitir verem ao vivo os seus ídolos, ao mesmo tempo que vão prestar apoio à selecção nacional nesta missão que pode ser difícil.    

A jogar em casa

somos favoritos

– João Chissano, seleccionador nacional

Mesmo reconhecendo não conhecer com profundidade a selecção nacional do Sudão do Sul,  o mais novo país de África, Joao Chissano espera vitória na partida de hoje. Defende que os “Mambas” se prepararam bem para enfrentar um adversário que igualmente ambiciona  chegar  a Marrocos.

“Não temos muita coisa sobre Sudão do Sul. Preparamo-nos em função do que somos capazes diante de um adversário quase desconhecido. Vamos para o jogo com as melhores armas que temos para que não sejamos surpreendidos”.

Para o seleccionador nacional de Moçambique, não está em causa quem não vai estar presente, porque a preparação foi em função dos jogadores disponíveis “que podem fazer melhor papel do que os ausentes”.

João Chissano destaca o factor casa dizendo que  “vamos fazer com que o Sudão do Sul sinta que está a jogar fora de casa. Conto com jogadores não pressionados pelos seus clubes. Todos que vieram do estrangeiro só pensam na selecção e estão todos bem de saúde”.

O seleccionador nacional diz sentir que o público está com os Mambas “e por ele vamos fazer tudo para que viajemos para Sudão tranquilamente”.

Sem revelar qual sistema de jogo será adoptado esta tarde, João Chissano diz não haver dúvidas que o combinado nacional vai jogar “ abertamente ao ataque mas muito seguro na defesa, ou seja, vai jogar sempre a atacar e sempre a defender, forçando o adversário a cometer muitos erros”.

A táctica vai ser  de “pressionar a toda largura do campo e de marcar o primeiro golo o mais cedo possível”.

Daremos o nosso máximo

– Mexer, defesa

Mexer, o “Mamba” que joga pelo Nacional da Madeira, em Portugal, diz que ele e os outros “estrangeiros” vão pôr à  disposição de Moçambique a sua boa forma na procura de um resultado tranquilizador.

“ A nossa boa forma lá fora é mais-valia para o nosso grupo de trabalho”, Mexer, um defesa que muito contribuiu para que o Nacional da Madeira conseguisse garantir presença na próxima edição da Liga Europa.

O jogador diz que pessoalmente só pensa em ajudar o país a ganhar esta tarde.

“Estou preparado para  jogar bem e contribuir para uma vitória folgada que nos permita viajar para Sudão tranquilos. Eu e os meus colegas daremos o nosso máximo”.

Faremos tudo

para agradar o público

– Dominguez, avançado

O “Menino Maravilha” do nosso futebol, Dominguez, campeão nacional sul-africano pelo Mamelodi Sundowns, diz que mesmo que não esteja a 100% clinicamente, promete jogar à letra, transmitindo aos mais novos aquilo que é sua experiência.

“…Só o estar na selecção é motivação. Vou jogar à letra. Juntos vamos transmitir aos mais novos aquilo que é nossa experiência”, refere Dominguez, que não sofre de nenhuma lesão, mas por vezes sente alguma dor na zona pélvica, que pode ser pubalgia, doença causada por intensos treinos físicos.

Dominguez sabe que o público não anda muito satisfeito com a prestação dos “Mambas”, razão pela qual afirma que “o povo precisa de bons resultados e nós vamos lutar para isso. Está tudo preparado. Vamos tentar resolver a eliminatória aqui em Maputo”.

No entanto, o médio atacante admite que “nem sempre ganha-se. Às vezes as coisas não correm como nós queremos. Darei o meu máximo, apesar de não estar a cem por cento”.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana