Início » Maputo-Durban retoma de forma tímida

Maputo-Durban retoma de forma tímida

Por Idnórcio Muchanga

Os transportadores de passageiros da rota Maputo-Durban voltaram às actividades, há cerca de três semanas, através da fronteira da Ponta do Ouro, localizada no distrito de Matutuíne, no Sul da província de Maputo, depois de cerca de cinco meses recorrendo a via alternativa, ou seja, pelo Reino de Eswatini.

A retoma aconteceu depois de os transportadores terem sido encorajados a continuarem naquele troço pelas entidades governamentais de Moçambique e da África do Sul, que asseguram que as questões atinentes ao controlo do roubo e tráfico de viaturas daquele país para Moçambique estão a ser tratadas e com boas perspectivas de solução.

Como forma de precaução de possíveis novos ataques, a travessia das zonas perigosas é feita sob vigilância de uma equipa composta por elementos da Polícia e por membros das associações de transportadores.

Segundo o presidente da Associação Moçambique-África do Sul e Associados, Frederico Lopes, o sistema usado actualmente consiste na organização dos transportadores em “filas” para permitir que se saiba com exactidão quais são as viaturas nacionais que se encontram em trânsito naquele país.

De qualquer modo, os transportadores asseguram que o fazem de forma tímida, pois receiam que os ataques protagonizados por populares da região de Kwazu-Natal possam ser retomados. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana