Início » PARQUES INDUSTRIAIS: Falta de infra-estruturas retrai investimentos

PARQUES INDUSTRIAIS: Falta de infra-estruturas retrai investimentos

Por Idnórcio Muchanga

TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA

IDNÓRCIO.MUCHANGA@SNOTICIAS.CO.MZ

A falta de vias de acesso, energia de qualidade, água potável e acessibilidade aos portos e aeroportos inviabiliza a atracção de investimentos nos parques industriais instalados em algumas províncias do país que têm a pretensão de impulsionar a cadeia de valor em volta de projectos-âncora.

Esta informação foi colhida junto do director-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportação (APIEX), Gil Bires, que acrescentou que das seis Zonas Económicas Especiais (ZEE) e cinco Zonas Francas Industriais (ZFI) que o país possui, apenas os parques industriais de Beluluane, na província de Maputo, e de Nacala-Porto, em Nampula, estão em pleno funcionamento graças ao sistema ferro-portuário a que estão associados.

Os parques industriais são áreas geograficamente delimitadas e regidas por um regime aduaneiro e fiscal especial composto por isenções aduaneiras, fiscais, regime cambial livre, entre outros, com o objectivo de atrair investimento público-privado para dinamizar e tornar competitivas as províncias onde estão implantados, aumentar a capacidade de geração de emprego e oportunidades de negócio.

No caso da ZEE de Mocuba, província da Zambézia, construída em 2012, apesar de estar a operar a meio-gás, atraiu, inicialmente, 36,5 milhões de dólares em investimentos, através de oito empresas. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana