Início » Manica prevê inscrever dezoito mil jovens

Manica prevê inscrever dezoito mil jovens

Por admin

O Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização de Manica prevê inscrever, na campanha de recenseamento que arrancou semana passada à escala nacional, 18 mil jovens para o Serviço Militar Obrigatório.

A inscrição irá abranger jovens de ambos sexos que este ano completam 18 anos de idade e outros que por vários motivos não se recensearam em ocasiões anteriores e que ainda não atingiram 35 anos de idade.

O delegado provincial do Centro de Recrutamento e Mobilização de Manica, Agostinho Novela, falando na vila de Catandica, distrito de Báruè, em Manica, no lançamento da campanha, disse que, para o efeito, foram criadas brigadas fixas e móveis em todos distritos. As mesmas estão a funcionar com 148 recenseadores.

Para que o recenseamento decorra sem grandes sobressaltos, o material também foi disponibilizado atempadamente e toda a logística está assegurada. Na ocasião, Agostinho Novela, referiu que a instituição poderá atingir a meta planificada, como aconteceu nos anos anteriores.

“Apelo à população, principalmente aos jovens, a aderir ao processo que termina no próximo dia28 de Fevereiro. O mesmo constitui uma oportunidade para os jovens participarem na defesa da pátria e no processo de desenvolvimento nacional”, disse Novela.

Para que a campanha tenha sucesso, aquele delegado pediu aos pais e encarregados de educação a sensibilizarem os seus educandos a aderirem ao processo. “Os líderes comunitários devem igualmente mobilizar a população a recensear-se, pois, inscrevendo-se, não significa estar incorporado para o Serviço Militar Obrigatório. Esta é uma fase. Quando a pessoa se inscreve não significa que já está incorporada. Seguem-se outros passos subsequentes até à sua incorporação. Quando se recenseia só poderá ir à vida militar se a sua condição física for das melhores. Caso contrário, a pessoa fica de fora. Portanto, vamos participar na defesa da nossa pátria. Ela precisa de nós para manter-se segura e desenvolvida”, disse Agostinho Novela.

Em Catandica, distrito de Báruè, o lançamento da campanha de recenseamento militar foi abrilhantada por música, teatro, entre outras actividades de âmbito comunitário. A província de Manica possui doze distritos com um universo de um milhão e 400 mil habitantes.

Domingos Boaventura

mingoboav@gmail.com

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana