DestaqueNacional

Mais de 27 milhões de dólares para o Programa “Emprega”

Um total de 27.5 milhões de dólares norte-americanos serão investidos através do Programa “ Emprega”, numa iniciativa do Governo moçambicano, com objectivo de aumentar oportunidades de emprego formal para os jovens em todo o país, com enfoque para a rapariga. A iniciativa é financiada pelo Banco Mundial.

Segundo Rafique Cassamo, gestor do Projecto para Aproveitar o Dividendo Democrático (PADD), na Secretária do Estado para Juventude e Emprego (SEJE), os primeiros resultados desta iniciativa poderão ser visíveis até ao 1º semestre de 2022.

Com efeito, espera-se que até Junho do próximo ano tenham beneficiado de assistência técnica para a criação de planos de negócios, um total de 3 500 empresas de jovens, quer para a formação quer para a expansão das suas iniciativas empreendedoras e produtivas, nos diversos ramos.

Destas, mais de 500 terão financiamento de 1 500 000 Meticais de subvenção.

Para o efeito, os jovens deverão a partir deste momento submeter à SEJE as suas iniciativas de negócios para avaliação para um possível financiamento através do “Emprega” lançado esta manhã em Maputo pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

As projecções indicam que 20 mil jovens beneficiarão de bolsas de formação profissional de curta duração, dos quais 4 mil poderão sair do negócio informal para formal.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo