Início » Lançado relatório sobre tendências de emprego

Lançado relatório sobre tendências de emprego

Por admin

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a Universidade Politécnica, lançaram recentemente em Maputo o Relatório sobre as

 Tendências Globais de Emprego para o ano de 2013.
O documento analisa a crise nos mercados de trabalho, tanto das economias mais desenvolvidas como das economias em desenvolvimento e estima os indicadores quantitativos e qualitativos dos mesmos no contexto global e regional.

Analisa, igualmente, factores macroeconómicos que afectam mercados de trabalho de modo a explorar possíveis respostas políticas.
“Mesmo com uma aceleração do crescimento, a taxa global de desemprego deverá permanecer em seis por cento até ao ano de 2017, não muito longe do seu nível máximo de 2009. Ao mesmo tempo, espera-se que o número global de desempregados aumente ainda mais para cerca de 210,6 milhões ao longo dos próximos cinco anos”, refere o relatório.
A directora das bibliotecas da Universidade Politécnica, Maria João Diniz, disse a propósito do Lançamento do Relatório das Tendências Globais de Emprego para o ano de 2013 que as expectativas daquela instituição de ensino superior se enquadram em duas vertentes:
por um lado, conhecer a realidade do País sobre o mercado de trabalho e os factores macroeconómicos que os determinam e, por outro, reflectir sobre os constrangimentos e os desafios que se apresentam ao emprego em Moçambique, no sentido de melhor se analisar sobre os serviços daquela instituição e se reformular as estratégias formativas adequadas às necessidades objectivas de desenvolvimento da Universidade Politécnica, como instituição.
Por sua vez, a Coordenadora Residente das Nações Unidas, Jennifer Topping, disse esperar que o lançamento do Relatório sobre as Tendências Globais de Emprego ajude a estimular um debate mais focalizado, ao longo deste ano, bem como que o crescimento e a experiência de investimentos se traduzam na criação acelerada de empregos e trabalho digno no País.
Ainda falando a propósito do lançamento do Relatório, Marta Isabel Maté, secretária Permanente do Ministério de Trabalho, disse que Governo se tem empenhado em assegurar um mecanismo adequado de financiamento para formação profissional envolvendo o sector privado, bem como em assegurar estatísticas fiáveis que permitam saber a evolução dos colaboradores e as necessidades de mão-de-obra, principalmente para as novas áreas de conhecimento.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana