Início » INQUÉRITO: O que significa a independência para si?

INQUÉRITO: O que significa a independência para si?

Por Idnórcio Muchanga

Comemora-se, a 25 de Junho, o dia da Independência Nacional. Proclamada pelo então Presidente Samora Moisés Machel, em 1975, passam já 44 anos após a conquista da tão sonhada liberdade, após dez anos de luta armada. Por conta disso,domingo foi ouvir dos seus leitores qual é o significado da data para eles.

A independência é a paz

‒ Francisco Taela, mecânico

Para mim, a independência significa liberdade e paz, acima de tudo. Com essa conquista, depois de muitos anos subjugados pelo colonialismo português, passámos a ser um país que dita o seu destino. Há muitas conquistas, como é o caso da possibilidade de estarmos em paz, circularmos à vontade, quando antes da independência havia muitas restrições, por conta das perseguições dos portugueses.

Ganhámos a liberdade de expressão

‒ Doredalva Chissano, técnica de contas

A conquista da independência para mim, como cidadã, significa que ganhámos a liberdade de expressão. Antes deste acontecimento, ninguém podia fazer nada, muito menos colocar o seu pensamento sobre qualquer coisa, porque estávamos ainda no colonialismo. Com esta independência, hoje podemos criar as nossas coisas, os nossos negócios, podemos falar à vontade, da mesma forma que se abriu espaço para o desenvolvimento do país. Quem proclamou essa independência foi o Presidente Samora Machel.

Há comunicação entre os moçambicanos

‒ Fernando Bernardo, auxiliar portuário

Para mim, a conquista da independência é muito importante porque restabelece a comunicação entre os moçambicanos. A história reza que a circulação dentro do país era difícil, mas, com essa conquista, as pessoas já podem andar do Norte a Sul sem problemas nenhuns. Também podemos testemunhar o desenvolvimento que esta independência trouxe para o país e isso é gratificante. Quem proclamou a Independência Nacional foi o Presidente Samora Machel e isso é sabido por todos.

Podemos desenvolver o país

‒ Carla Chau, comerciante

Um dos grandes significados da conquista da independência, para mim, é podermos desenvolver o país. Ficámos muitos anos a ser dominados pelo colonialismo, então este bem permite que cada um de nós contribua para fazer Moçambique crescer. Também as pessoas já podem ir para onde quiserem sem temer qualquer ataque. Temos o livre arbítrio no nosso território. Isso tudo é fruto dessa liberdade que conquistámos. A Independência foi proclamada pelo Presidente Samora Machel.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana