Início » INQUÉRITO: O que se celebra a 7 de Setembro?

INQUÉRITO: O que se celebra a 7 de Setembro?

Por Idnórcio Muchanga

Comemora-se, próximo sábado, o 7 de Setembro, dia em que a Frente de Libertação de Moçambique, em representação do povo moçambicano, e o Estado Português reuniram-se na Zâmbia para assinar os Acordos de Lusaka, que conduziram à Independência de Moçambique. Em Moçambique esta data é também conhecida como Dia da Vitória. Com o intuito de testar o conhecimento em torno desta efeméride, domingo saiu à rua e conversou com alguns alunos. Confira.

MOÇAMBIQUE E PORTUGAL CESSAM A LUTA

– Cueda De Kleo, estudante, 18 anos

Acho que 7 de Setembro é Dia da Mulher Moçambicana. Aliás, estou a confundir com 7 de Abril, que também é um feriado nacional. Mas 7 de Setembro acredito que seja o dia que se considera da vitória dos moçambicanos, porque foi um dos passos dados com vista a alcançar a independência do povo, dando fim à guerra entre o governo português e a Frente de Libertação de Moçambique.

DIA DOS ACORDOS DE LUSAKA

– Domingos José, estudante, 15 anos

O Acordo de Lusaka não foi assinado a 25 de Setembro? Aliás, 7 de Setembro é data que se comemora os Acordos de Lusaka, foi o dia em que se assinou a reconciliação entre Portugal e Moçambique. O mesmo acordo foi assinado tendente a alcançar a independência do país, dando fim ao colonialismo em Moçambique. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana