Início » MUTHIYANA DE FIBRA: Conduzo camião de 14 velocidades

MUTHIYANA DE FIBRA: Conduzo camião de 14 velocidades

Por Idnórcio Muchanga

Nome: Carla Leite

Idade: 44 anos

Naturalidade: Maputo

Residência: Maputo

Ocupação: Motorista de carrinha escolar

Conquistas:  Antes de mais, recuamos dez anos da sua história e desaguamos numa mulher com um perfil totalmente distinto do actual. Nessa altura, “era doméstica, dedicava-me apenas aos assuntos de casa, aos meus 3 filhos, à família”, enumerou. Mas, a partir de um dado momento, achou melhor“arranjar uma ocupação”, e foi por curiosidade! Revela. A primeira diligência foi tirar a carta de condução para serviços públicos e colocar a mão na massa, ou melhor, ao volante e pilotar grandes máquinas. “Conduzia o camião do meu pai de 14 velocidades. Lembro-me de uma vez que um agente da Polícia de Trânsito chegou a ficar espantado ao ver-me a pilotar o camião bem carregado, e perguntou: ‘para onde vais com isso tudo?’”, contou aos risos.

A verdade é que o desafio já estava lançado, e a execução era, até certo ponto, para se exibir; tirar a teima. Sim: “mostrar aos homens que a mulher é capaz! E para sentir o mesmo que eles, quando fazem trabalhos relativamente puxados”, confessou.

Entretanto, actualmente a muthiyana do domingo dedica-se ao transporte escolar. Já conta anos de experiência, transportando “crianças de idades a partir dos 2 anos até aos adolescentes”.  Afirmou que  ama o que faz. Tamanha vontade fá-la observar alguns cuidados como “não andar com o carro superlotado, muito menos misturar bebés com outras idades. É um trabalho que faço com muito amor. Na altura das férias sinto muita saudade das crianças.

Noto satisfação da parte dos pais e encarregados, que confessam se sentir descansados por ter uma figura feminina a trabalhar no transporte dos seus filhos.”

Sonho:  o seu sonho é “ter uma escolinha fora da capital provincial, em Maluana, Maputo, onde tenho um espaço. Pretendo dar oportunidade às crianças que vivem em zonas rurais de acederem ao ensino desde os primeiros anos de vida, encerrou.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana