Início » Hospital da Ilha transformado em Hotel Cinco Estrelas

Hospital da Ilha transformado em Hotel Cinco Estrelas

Por admin

O Hospital Moçambique, na Ilha com o mesmo nome, na província de Nampula,  poderá ser transformado num hotel de cinco estrelas. Para o efeito, vários investidores, que se mostram

 interessados em avançar com o projecto, já visitaram o edifício em acentuado estado de degradação para se inteirarem das pré-condições.

O Hospital Moçambique foi concebido para atender à toda região norte do país, inclusive a cidadãos tanzanianos, que também solicitam os serviços desta unidade sanitária por ser de referência.

Contudo nos dias que correm aquela unidade sanitária representa a face de degradação a todos os níveis. Autoridades distritais da Ilha dão conta que não convém reabilitá-la tendo em conta os custos que acarretaria.

Para António Saul, administrador do distrito, a solução passa pela mudança de vocação da infra-estrutura para um empreendimento hoteleiro ou estabelecimento de formação profissional, conforme pretensão dos investidores.

Com efeito, um dos cinco pretendentes em investir no monstro adormecido, deverá cumprir a obrigação de não mudar a estrutura arquitectónica do edifício, para além de edificar dois centros de saúde.

Conforme sublinhou o administrador, “tem que ser alguém com possibilidade e condições para construir dois hospitais, sendo um de nível distrital e outro rural na parte continental e insular com 40 e 10 camas respectivamente, ambos com um médico de serviço, sendo que os mesmos deverão estar dotados de salas de parto e pequenas cirurgias para que os ilhéus não se desloquem aos distritos vizinhos à procura de determinados tipos de serviços sanitários”.

 

Hospital continua doente

Enquanto se pensa no futuro, o hospital continua gravemente doente. A nossa Reportagem revisitou aquela unidade sanitária, tendo  constatado que a sua degradação acentuou.

É que já lá vão dezenas de anos que o edifício não é reabilitado, devido a exiguidade de fundos, segundo revelou António Saúl, que sublinhou que uma intervenção de vulto somente seria possível com um orçamento aprovado a nível do Governo central. 

Recorde-se que o Hospital Moçambique foi construído em 1877, portanto há 136 anos e, actualmente, não oferece condições adequadas para um atendimento condigno dos pacientes, a avaliar pelo acentuado nível de degradação.

A unidade sanitária apresenta problemas como infiltração de águas pelas paredes e pelo tecto, o que contribui para degradação das poucas enfermarias ainda em serviço.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana