Início » Há condições para tapamento de buracos

Há condições para tapamento de buracos

Por admin

As autoridades municipais da cidade de Maputo e Matola garantem que há asfalto suficiente para a operação de tapamento de buracos que surgiram nas estradas das duas autarquias em resultado das chuvas que têm vindo a cair desde o passado mês de Dezembro.

O director de Infra-estruturas no Conselho Municipal de Maputo, Vidigal Rodrigues, disse que o asfalto será aplicado, prioritariamente, em pontos críticos das avenidas do Trabalho, Eduardo Mondlane, Julius Nyerere, Vladimir Lenine, Mao Tsé Tung e 24 de Julho, onde se registam maiores constrangimentos na circulação de viaturas.

“Há condições para o tapamento de buracos. Fizemo-lo em algumas ruas. Só não estamos a ser mais céleres devido a chuva que vai caindo, disseVidigal Rodrigues.

As intervenções de emergência, contemplam a problemática Rua da Beira, que tem dado “dor de cabeça” ao Municipio da Cidade de Maputo devido as péssimas condições em que se encontra.

Devido ao estado de degradação da Rua da Beira, os transportadores semicolectivos de passageiros que operam na rota Xipamanine/Magoanine têm paralisado constantemente as actividades.

Um estudo feito no local aponta para duas saídas, nomeadamente retirar-se as águas até um ponto onde existe um sistema de drenagem, na zona do Aeroporto Internacional de Maputo, ou retirar algumas famílias da zona e manter a bacia de água. Presentemente está em estudo e avaliação da solução economicamente viável.

“Estamos a abrir uma vala de drenagem na Rua de Caminhos de Ferros de Moçambique (CFM), só com a retirada da água estagnada é que vamos iniciar com as obras de reabilitação da Rua da Beira”.

Entretanto, sabe-se que as obras de vulto no âmbito da construção e manutenção de estradas ao nível da cidade de Maputo serão realizadas depois da época chuvosa.

Com efeito, há um projecto que será executado em breve para a reabilitação de toda a extensão das Avenidas Guerra Popular, Eduardo Mondlane, Karl Max e 24 de Junho.

Enquanto isso, o Conselho Municipal da Matola arrancou, semana passada, com obras provisórias para garantir a transitabilidade de algumas ruas do bairro Nkobe, depois de ficar submerso devido às chuvas que tem caído nos últimos dias.

Segundo Laitone Melo, vereador para a área de Infra-Estruturas, no Conselho Municipal da Matola, foram identificados alguns troços considerados prioritários, onde se vai intervir para minimizar o problema.

A fonte acrescentou que durante a presente época chuvosa não será possível fazer trabalhos de fundo, mas sim pequenas intervenções para minimizar o sofrimento pelo qual os moradores passam.

Temos consciência de que o problema do bairro Nkobe é grave, mas a estas alturas do ano só podemos fazer pequenas intervenções para minimizar o sofrimento dos moradores”, disse.

Acrescentou que outros bairros, como Liberdade, Machava-Sede, Bunhiça e Km-15 estão na mesma situação, daí que há um trabalho de fundo que deve ser feito para resolver os problemas.

Depois da época chuvosa, segundo Laitone Melo, o município vai fazer trabalhos de vulto como construção de valas de drenagem e outras infra-estruturas pertinentes.

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana