Início » Governo projecta nove pontes em Manica e Sofala

Governo projecta nove pontes em Manica e Sofala

Por admin

Governo projecta a construção, de raiz, de uma ponte sobre o rio Muira que estabelece ligação entre os distritos de Guro e Tambara, na província de Manica. Segundo fonte do Ministério das Obras Públicas e Habitação, a obra poderá ser concluída próximo ano.

O projecto consta de um rol infra-estruturas por erguer ao abrigo de um investimento avaliado em 750 milhões de meticais que abrange igualmente a edificação de outras nove pontes, nomeadamente cinco na província de Manica e outras quatro em Sofala.

Em Manica, para além do rio Muira, está planificada a construção da ponte sobre os rios Chichi-Mangale, Tsandzabue, Chivule e Nhantchecha. Na província de Sofala, está em carteira a construção das pontes sobre os rios Sangaze I e II, Pompwe e Mcuca. Destas infra-estruturas, a ponte sobre o rio Muira é a mais importante daí que merece maior atenção, segundo sublinhou Joaquim Jorge, director provincial de obras públicas e habitação em Manica.

Segundo o nosso entrevistado, a ponte sobre o Muira terá uma extensão de 260 metros de cumprimento e 12 de largura. Os equipamentos para a obra já estão a ser mobilizados para o terreno e em curso está a construção do estaleiro para aprovisionamento dos materiais.

Joaquim Jorge explicou que o Governo prioriza esta via porque reconhece o seu  papel no melhoramento das condições de vida da população de Tambara e Guro, em particular, e da província de Manica em geral.

Com a ponte estará ultrapassado, em definitivo, o problema de isolamento do distrito de Tambara com restantes regiões do país na época chuvosa na sequência do aumento do caudal do rio Muira.

A infra-estrutura trará igualmente um impacto socioeconómico muito grande porque nesta altura do ano por vezes o tráfego tem sido condicionado devido às chuvas.

Nalgum momento temos tido população sitiada e as actividades económicas acontecem com muita restrição. Acreditamos que a ponte vai resolver estes e outros problemas que a muitos anos assolam aquela região”, disse Joaquim Jorge.

ASFALTAGEM DA EN260

EM RITMO SATISFATÓRIO

Ainda na esteira dos trabalhos de melhoramento das principais estradas da província de Manica, Joaquim Jorge disse que as obras de asfaltagem da Estrada Nacional Número 260, que liga a cidade de Chimoio-Espungabera ( sede do distrito de Mossurize), passando por Sussundenga, decorrem a ritmo satisfatório, tendo grau de realização de 60 por cento.

O nosso entrevistado assegurou que até Dezembro próximo, a obra será concluída, entregue ao Governo e pronta para ser usada. Avaliada em cerca 4.5 biliões de meticais, a empreitada está a cargo da Mota Engil.

Questionado se as chuvas que caem um pouco pela província iriam dificultar os trabalhos e, consequentemente o prazo de entrega obra, Joaquim Jorge respondeu que foram tomadas todas medidas cautelares. 

 

Domingos Boaventura

mingoboav@gmail.com

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana