Início » Governo poupa recursos na aquisição de pacotes informáticos

Governo poupa recursos na aquisição de pacotes informáticos

Por admin

O Governo de Moçambique e a multinacional Microsoft acordaram este ano na continuidade do protocolo de cooperação que visa a redução de custos na aquisição de licenças dos sistemas operativos em uso na administração pública.

Com a finalidade de reduzir os custos na aquisição de pacotes dos sistemas operativos(softwares), a multinacional Microsoft comprometeu-se, no acordo, a oferecer grandes descontos para as instituições do Estado e garantias de manutenção e continuidade de uso dos produtos da sua marca.

Para a Directora-Geral do Instituto Nacional de Tecnologias e Comunico és (INTIC), Dulce Chilundo, “é muito gratificante poder contar com uma multinacional do porte da Microsoft como parceira, acreditando num projecto do Governo de Moçambique que combina desenvolvimento, transparência e competitividade na provisão de serviços ao cidadão”, disse.

Segundo a responsável do INTIC, as iniciativas do programa de parcerias acordadas com a Microsoft, trazem benefícios para as instituições públicas na medida em que reduzem custos de aquisição de pacotes de software em uso no sector público do país.

Com esse acordo, vamos facilitar o acesso dos funcionários e agentes do Estado à tecnologia de ponta desenvolvida pela Microsoft e massificar o ensino da tecnologia básica nas escolas de ensino básico e médio gerais, como plataforma de preparo dos profissionais de amanhã”, frisou.

Acrescentou que entre os vários momentos de parceria que o Governo vem experimentando com a Microsoft, este foi o que se destacou pela abrangência e qualidade.

É uma oportunidade preciosa para nossos funcionários e agentes do Estado terem acesso às mais actuais tecnologias, postas ao serviço da melhoria do empenho e desempenho dos colaboradores na busca de resposta aos desafios impostos pela procura de serviços na função pública” concluiu.

A primeira fase do acordo de cooperação entre o Governo e a Microsoft no âmbito da uniformização do software do computador desktop e servidor foi coberta pelo financiamento do Banco Mundial através do Projecto de Governo Electrónico e de Infraestruturas de Comunicação (Projecto MEGCIP), tendo na altura sido planificadas 2.416 licenças daqueles produtos para o triénio 2007-2009, mas que foram superadas em dobro.

Antes do acordo, a aquisição dos produtos da Microsoft era feita de forma individual e desordenada, uma vez que cada instituição adquiria por si só o pacote que precisasse ou que julgasse necessário. Esta abordagem era altamente onerosa e danosa para o Estado, porque acabava pagando valores muito elevados, por vezes comsoftwares piratas.

Refira-se que o último contrato com a multinacional sobre a uniformização do seu software saldou em 6000 licenças, que foram distribuídas pelas diversas instituições públicas até 2014. A massificação do uso das TICs nas instituições do Estado tem vindo a ganhar espaço ao longo dos últimos anos, pois se trata de ferramentas importantes para a prossecução dos objectivos da reforma da administração pública.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana