Início » Tribunal absolve Castel-Branco e Fernando Mbanze

Tribunal absolve Castel-Branco e Fernando Mbanze

Por admin

O Tribunal Judicial do Distrito de Kampfumo, em Maputo, absolveu hoje, quarta-feira, o economista e académico Carlos Nuno Castel-Branco e o jornalista Fernando Mbanze, que eram acusados pelo Ministério Público de abuso a Liberdade de Expressão.

O juiz da causa, João Guilherme, considerou queo estado de direito privilegia a crítica pública, ainda que “avassaladora, cáustica, severa, acutilante, exagerada ou quase destrutiva”.

O tribunal considerou ainda improcedentes todas as alegações apresentadas pelo Ministério Público, frisando que se baseiam em opiniões que o académico expôs no âmbito do exércicio da crítica pública, “apesar de severa e muitas vezes escabrosa”.

O Tribunal Judicial do Distrito de Kampfumo sublinhou ainda que a opinião de Castel Branco deve ser compreendida no quadro do trabalho académico e dos posicionamentos cientificamente comprovados que ele vem assumindo em público, enquanto a reprodução da carta por Fernando Banze, editor do Mediafax, insere-se dentro da liberdade de imprensa.

De referir que o economista Carlos Nuno Castel-Branco era acusado de atentado à segurança do Estado por ter publicado em finais de 2013 na sua página Facebook uma “Carta Aberta ao Presidente da República” na qual criticava a acção governativa do presidente da época, Armando Guebuza. O jornalista Fernando Mbanze, editor do jornal Mediafax, era acusado pelo crime de abuso da liberdade de imprensa, por ter reproduzido a carta.

Idnórcio Muchanga

Você pode também gostar de:

4 comments

Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks 29 de Novembro, 2023 - 19:20

I really like reading through a post that can make men and women think. Also thank you for allowing me to comment!

Reply
live tv 3 iran 9 de Fevereiro, 2024 - 20:54

This was beautiful Admin.hank you for your reflections.-vox live jetzt

Reply
crazy hot deals 22 de Fevereiro, 2024 - 19:25 Reply
hey dude shoes for men 9 de Março, 2024 - 23:00

Very nice blog post. definitely love this site. – hey dudes men

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana