Setenta e nove encarregados de obras, operadores de cilindros e de niveladoras rebocáveis terminaram a formação em matéria de abertura, reabilitação e manutenção das vias de acessos, curso organizado pelo Fundo de Estradas através do Centro de Formação de Estradas (CFE) de Manica.
A formação que juntou na mesma sala profissionais oriundos de todas províncias do País teve a duração de quarto semanas e dotou os participantes de técnicas básicas de abertura e manutenção das estradas, sobretudoa classificadas terceárias.
Para este que é o segundo curso de género a decorrer naquele centro de formação localizado no distrito de Gondola, província de Manica, o Fundo de Estradas desembolsou cerca de 394 milhões de meticais, segundo deu a conhecer o delegado provincial do Fundo de Estradas em Manica, António Mário Mendes.
Mendes explicou que o curso tem como objectivo capacitar aqueles profissionais distritais de técnicas suficientes para fazer face aos desafios impostos pela actualidade no sector de estradas em todo País.
“Sabemos que temos enormes desafios no sector de estradas. O País de hoje não é o de ontem. Muita coisa mudou. As exigências são maiores e achamos que temos que ter pessoas preparadas para responder com exactidão a essas exigências impostas no sector de estradas. Queremos ter técnicos à altura dos desafios por isso que promovemos esse curso que é o segundo a decorrer num espaço de um ano. Esses profissionais saem daqui preparados para tudo fazerem com os meios que existem nos distritos e melhorar as condições das nossas estradas”, disse Mendes.
Por seu turno, o delegado provincial da Administração Nacional de Estradas (ANE) em Manica, Adamo Aly, lembrou durante a entrega dos diplomas aos graduados, que as condições das estradas do país necessitam duma intervenção feita por profissionais formados em reabilitação e manutenção de estradas.
“Quando passamos pelas ruas todos dias notamos que elas precisam duma reabilitação e manutenção. Mas isso não pode ser feito sem alguma técnica adequada com a realidade actual. Por isso que promovemos essa formação que hoje termina porque pensamos que estes serão os gestores dessas mesmas estradas, principalmente nos distritos. O governo tem um programa de alocação de meios materiais para gestão das estradas. Acreditamos que quando esta maquinaria chegar irá encontrar pessoas preparadas para a sua utilização”, disse Adamo Aly, que assegurou que nos próximos meses terá lugar o terceiro curso de género cobrindo outros distritos.
Domingos Boaventura