Início » Estrangeiros podem jogar mas devem legalizar-se

Estrangeiros podem jogar mas devem legalizar-se

Por admin

Foi uma semana polémica do “Moçambola” fora das quatro linhas. No fim, depois de sucessivas reuniões envolvendo entidades do Governo, associações desportivas e os clubes, prevaleceu a 

decisão de que o campeonato deve seguir normalmente o seu curso.

 

Os clubes participantes na festa da nação haviam decidido, sem cobertura da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), paralisar o campeonato em protesto à suspensão de treinadores e jogadores estrangeiros pela Inspecção Geral do Trabalho.

Os inspectores do Ministério do Trabalho visitaram 40 clubes e constataram a existência de 50 estrangeiros envolvidos no “Moçambola” em situação de trabalho ilegal no país.

Como está previsto em situações do género, os infractores foram suspensos e aplicados multas pecuniárias. Os clubes não concordaram da decisão e decidiram paralisar a prova.

Seguiram-se manhãs, tardes e noites de negociações envolvendo os ministérios da Juventude e Desportos, do Trabalho, Federação Moçambicana de Futebol, Liga Moçambicana de Futebol e os clubes revoltados.

Ao fim do diálogo, coube a Alberto Simango Jr, presidente de direcção da LMF, anunciar que vai haver jogos e os clubes assumiram rectificar as irregularidades detectadas.

A quarta jornada vai acontecer conforme o programado, as situações detectadas serão corrigidas enquanto a prova estiver a decorrer, disse Simango Jr.

O presidente da LMF frisou que o país tem suas leis que devem ser cumpridas e os clubes entenderam isso.

“É preciso esclarecer que em termos de inscrição dos atletas está tudo correcto, a suspensão resulta da falta de documentação de trabalho no país por parte de alguns atletas e treinadores estrangeiros”, sublinhou.

No conjunto das irregularidades constatadas, enumera-se a falta de autorização de trabalho, falta de pagamento de impostos, existência de atletas sem contratos de trabalho e pagamentos de salários abaixo do estabelecido por lei.

 

NÃO HÁ SURPRESA

 

O Inspector Geral do Trabalho, Joaquim Siúta, abordando o imbróglio, frisou que os clubes não devem sentir-se surpreendidos pela actividade da inspecção porque o trabalho promocional e de orientação sobre as normas de contratação de mão de obra estrangeira há muito que é feito.

Por isso, conforme indicou, “esperávamos que neste sector as coisas fossem melhor, mas infelizmente detectamos problemas”.

Para o dirigente do MITRAB, paralisar a ameaça de paralisar o “Moçambola” foi uma tentativa de inversão da culpa ao órgão de controlo.

Sobre a alegada ingerência do Governo ao futebol gerido por regras da FIFA, conforme defesa dos clubes, Joaquim Siúta referiu que “independentemente dos regulamentos da FIFA qualquer Estado tem sua política migratória”.

– É preciso que os clubes tomem a consciência de que devem cumprir a lei. Os clubes devem redobrar esforços para cumprir a lei, fundamentou. 

Você pode também gostar de:

1 comment

adult toy store 16 de Dezembro, 2023 - 23:29

Virtually all of whatever you assert happens to be astonishingly precise and that makes me wonder why I had not looked at this with this light before. This particular piece truly did switch the light on for me as far as this subject goes. However at this time there is actually one issue I am not too comfortable with and whilst I attempt to reconcile that with the central idea of your issue, allow me observe exactly what the rest of your subscribers have to point out.Very well done.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana