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Estrada para Ponta d’Ouro começa a ganhar forma

Por admin

A estrada de ligação entre o Distrito Municipal Ka Tembe e a região turística da Ponta d'Ouro, com uma extensão de cerca de 110 quilómetros, começa a evidenciar sinais de melhoria em termos de transitabilidade, devido à intervenção que está a ser feita naquela importante rodovia, localizada a sul da província de Maputo.

Em alguns troços decorrem
ainda trabalhos
preliminares, que consistem
na remoção da
vegetação, enquanto
noutras secções já se nota a preparação
da base da estrada por
parte da empreiteira, de origem
chinesa, a China Road & Bridge
Company (CRBC).
Onde se nota que os trabalhos
estão a ser desenvolvidos
com maior intensidade é no
eixo entre a Bela-Vista e a Ponta
d'Ouro bem como ao longo da
estrada Bela-Vista/Boane, sendo
esta outra via que está a merecer
uma intervenção.
Também já se notam movimentações
com vista ao estabelecimento
da estrada Bela-Vista/
Catembe, precisamente no encontro
sul da ponte, ora em construção
sobre a baía de Maputo.
Na ligação entre Bela-Vista
e Ponta d'Ouro os trabalhos estão
a decorrer ao longo de 65 quilómetros, enquanto no troço
Bela-Vista/Boane as intervenções
incidem sobre cerca de 15
quilómetros.
Em termos de secção será
uma estrada pavimentada, com
duas vias para cada sentido, podendo
ao longo do tempo, caso
se justifique, pelos níveis de utilização,
ser alargada para duas
faixas em cada sentido.
A estrada de ligação entre a
Catembe e a Ponta d'Ouro tem
a particularidade de atravessar,
em cerca de 13 quilómetros, pelo
interior da Reserva Especial de
Maputo.
Em relação às obras das
estradas de ligação Catembe/
Ponta d'Ouro e Bela-Vista/Boane,
o primeiro contexto da sua priorização
é de completar a ligação
rodoviária Norte-Sul.
Com esta visão, espera-se
que venham a ser registados outros
ganhos em termos económicos,
com destaque para a ligação
comercial existente com a cidade
sul-africana de Durban, o que
poderá fazer com que se eleve
o número de pessoas a atravessar
através da fronteira da Ponta
d'Ouro.
Face ao potencial existente na
Reserva Especial de Maputo, em
termos de espécies de animais,
espera-se que com a melhoria
das condições da estrada possa
se incrementar do outro lado da
baía a actividade turística.
De referir que neste projecto
foram inscritos alguns postos
de portagem de modo a permitir
que a estrada seja autossustentável
em termos de manutenção.
Espera-se que sejam de imediato
instalados dois postos, sendo um
logo à saída da ponte, do lado da
Catembe, enquanto o segundo ficará
localizado entre a região da Bela-Vista e Salamanga.
Está também previsto o melhoramento
de um troço de cerca
de nove quilómetros, de Zitundo
até à vila da Ponta d'Ouro, facilitando
o acesso para os banhistas
e moradores daquela zona turística.
Uma vez que estão em curso
obras de extensão na estrada
Bela-Vista/Boane, em 63 quilómetros,
não é de excluir a hipótese
de que venha a ser instalada
pelo menos mais uma portagem
naquele troço.
No que tange à ligação Bela-
-Vista/Boane, prevê-se que se
venha a criar uma facilidade em
grande medida para o escoamento
da produção agrícola, cujos
distritos do extremo sul da província
de Maputo possuem um
enorme potencial.
Espera-se igualmente que os
serviços de saúde, de educação
e de transportes, bem como de
distribuição de energia e água
venham a colher benefícios com
a construção da estrada Bela-
-Vista/Boane.
Neste troço serão construídas
três pontes novas, concretamente
nas travessias dos rios
Mahubo, Changalane e Tembe,
em substituição das actualmente
existentes naqueles pontos da
via.
Sobre a obra de arte erguida
para a travessia do rio Umbelúzi,
na entrada da vila municipal de
Boane, ainda está a ser estudada
a hipótese de construção de uma
nova ponte.
Trata-se de um projecto que
inclui, no mesmo pacote, a construção
da ponte Maputo-Catembe
bem como as estradas de ligação
a Ponta d'Ouro e Bela-Vista/
Boane, orçado em 785 milhões
de dólares norte-americanos,
sendo que a comparticipação do
Governo moçambicano ronda os
90 milhões.

A ponte que pode
ser transformada
num “ex-líbris”

O processo de construção da ponte rodoviária Maputo-Ca-
Tembe está perto de se transformar num mega-empreendimento
jamais visto no período pós-independência nacional.
A obra possui duas componentes, sendo que a primeira, que
está em fase de implantação, compreende a edificação dos respectivos
alicerces, onde vai ser colocado o tabuleiro.
Possui dois blocos enormes de ancoragem, um do lado da
cidade de Maputo, no recinto do porto da capital, e do outro do
lado da Catembe escavações que se vão encarregar da segurança
de um cabo que vai sustentar a estrutura central da ponte.
Como pudemos ver no terreno, estão a ser elevadas em betão
duas torres centrais, uma do lado da Catembe e outra no
Porto de Maputo, que poderão atingir uma altura de 136 metros.
Nesta fase, do lado da Catembe, a torre central, que levará um
vão no meio para efeitos de assistência e manutenção, atinge
neste momento perto de 48 metros.
Do lado do Distrito Municipal Ka Tembe foram já erguidos,
em betão armado 22, dos 34 pilares previstos, bem como de um
encontro na zona do bairro Guachene.

A segunda componente da construção da ponte compreende
elementos pré-fabricados, que estão a ser produzidos na China,
com destaque para um cabo enorme de sustentação com cerca
de 40 centímetros de diâmetro, ou seja, mais ou menos o tamanho
médio da cintura de uma pessoa adulta.
Ainda na China, está a ser fabricado o tabuleiro da ponte por
onde vão circular os veículos, cuja dimensão poderá atingir 25
metros de largura e cerca de três metros de altura, sendo oco
e não maciço.
O vazio do tabuleiro, que será em metal, segundo explicou
o presidente da empresa Maputo-Sul, destina-se a facilitar os
trabalhos de inspecção e manutenção que aquela infra-estrutura
vai necessitar.
Os elementos pré-fabricados da ponte vão ser banhados de
uma pintura protectora para fazer face ao desgaste que as águas
do mar causam sobre as estruturas metálicas.
De acordo com Silva Magaia, PCA da Empresa Maputo-Sul,
espera-se que todas as componentes pré-fabricadas estejam
concluídas até Maio do próximo ano, devendo nessa altura serem
transportados para Maputo para sua implantação.
Do lado de Maputo, na barreira do bairro da Malanga concretamente,
foi feita a desmatação para se colocar viadutos de
acesso à ponte, que se estenderão por cima da empresa de assistência
automóvel “Motor Care” e do principal recinto portuário
da cidade de Maputo.
Na zona da “Malanga” foram retiradas até ao momento 340
famílias de um universo de 854 que estão afectadas pelo traçado
de projecto de construção da ponte e dos respectivos acessos.
A ponte para Catembe vai ter em termos de altitude máxima
em relação ao nível das águas do mar cerca de 60 metros.

Texto de Benjamim Wilson
benjamim.wilson@snoticicas.co.mz

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