Início » “Estão à altura dos desafios”

“Estão à altura dos desafios”

Por admin

– Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, na tomada de posse dos novos PCA’s da EDM e dos Correios de Moçambique

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, empossou na passada quinta-feira os Presidentes dos Conselhos de Administração da Electricidade de Moçambique (EDM), Mateus Magala, e dos Correios de Moçambique (CM), Valdemar Jessen, ambas empresas públicas, a quem pediu empenho total nas suas novas funções.

Magala assume a direcção da EDM numa altura em que se afiguram como desafios da instituição assegurar o fornecimento de energia eléctrica de qualidade e com fiabilidade, expandir a electrificação rural, prestar serviços de qualidade aos cidadãos e aprimorar a gestão interna para garantir novos investimentos.

Nos Correios de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário quer maior dinâmica para tornar o serviço postal mais eficiente e moderno com vista a responder aos desafios de desenvolvimento.

Como frentes principais indicou a aceleração da reestruturação, modernização e aproveitamento das estações postais existentes no país e que podem contribuir para a inclusão financeira; explorar o serviço postal público nacional e internacional; garantir e assegurar o equilíbrio económico-financeiro da empresa, cobrindo os respectivos custos operacionais e melhorar os produtos oferecidos pela firma, incorporando a inovação para que sejam mais rápidos, seguros e de maior preferência do público.

Neste contexto, as administrações da EDM e Correios de Moçambique deverão, dentro de três meses, fazer um diagnóstico e elaborar estratégias de desenvolvimento alinhadas com o Plano Quinquenal do Governo para a melhoria do seu desempenho.

O PM disse que o sucesso no trabalho dos novos timoneiros dependerá da capacidade pessoal de ganhar as mentes dos trabalhadores, espírito de equipa, gestão transparente dos recursos humanos, financeiros e patrimoniais, bem como dos processos de contratação de bens e serviços e da mobilização de financiamentos para sustentar os programas de investimento. 

Até à data da sua nomeação, Mateus Magala era quadro sénior do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), facto que fez o PM destacar que ele aceitou abdicar de um prestigiado e bem remunerado posto de trabalho no exterior para contribuir no desenvolvimento do país.

Por sua vez, Sérgio Jessen mostrou-se conhecedor dos Correios de Moçambique, pois disse tratar-se de uma casa que conhece bem.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana