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Estabelecidos locais para portagens na “Circular”

Por admin

Foram já definidos os 4 locais da Estrada Circular de Maputo onde deverão ser instalados postos de portagem, decorrendo neste momento acções com vista à construção das respectivas infraestruturas.

Aprimeira portagem estará localizada na zona da Casa Jovem, próximo do Bairro dos Pescadores, e irá cobrir o percurso baixa-Chiango-Marracuene, enquanto a segunda, ficará numa área próxima à ponte da linha férrea, no troço Chiango-Marracuene.

Segundo explicou Silva Magaia, Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento de Maputo-Sul, aqueles dois postos de portagem poderão se complementar entre si, na medida em que, se um automobilista pagar num dos postos, fazendo a rota Marracuene-Cidade de Maputo, já no segundo posto ficará isento de pagamento, bastando para o efeito a exibição do recibo.

O processo ficará mais facilitado para os utilizadores que aderirem ao serviço “E-Tag”, cujo processo já está em aplicação na Estrada Nacional Número 4, entre Maputo e a Matola. O terceiro posto de portagem ficará localizado no troço Marracuene-

Zimpeto, na zona da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), enquanto o quarto, será instalado no eixo Zimpeto-Tchumene, entre a Ponte da Matola-Gare e o nó de ligação com a Estrada Nacional Número 4.

De referir que foram definidos como objectivos da instalação de postos de portagem a necessidade de garantir a manutenção do padrão da Estrada Circular, oferecer segurança rodoviária na via pública e contribuir para a redução do financiamento directo do Governo nas despesas de manutenção de estradas. Uma quinta portagem está prevista para a travessia do Rio Incomáti, do lado da Macaneta, em Marracuene, onde se encontra em fase de acabamento a construção de uma ponte. “O nosso esforço nestemomento é assegurar que, quando a ponte for aberta, jáexista um posto de portagem.Já temos o projecto aprovadoe mobilizamos o empreiteiro,que está a trabalhar na preparaçãodo local onde vai ficara portagem. A primeira portagemque vamos construir seráa da Macaneta e acreditamos que a seguir vão avançar duas portagens em troços que já registam muita utilização, designadamente a da Casa Jovem e a da ACIPOL. A nossa aposta é no sentido de, até Dezembro próximo, as duas portagens estarem operacionais”,disse Silva Magaia.

Em relação às tarifas a aplicar, o presidente do Conselho de Administração da “Maputo-Sul” disse que foi feito um exercício que deverá ser submetido ao Governo para a respectiva aprovação (vide em anexo a tabela de proposta de valores). Pelo facto de não estarem instaladas as portagens e de não existirem cobranças pela utilização da via, a dona da Estrada Circular perde em receitasdiárias mais de 1 milhão de meticais.

Em termos de execução da obra da Estrada Circular, a Maputo-Sul considera que se encontra a 90 por cento do plano definido, estando por realizar a ponte sobre a linha-férrea, na zona da Matola-Gare, bem como a intercessão com a Estrada Nacional

Número 4, no Tchumene. Em termos de custo de manutenção da via, estima-se que a assistência periódica vai consumir cerca de 600 mil dólares por quilómetro e, em termos de rotina, serão gastos 15 mil dólares por quilómetro.

A construção da Estrada Circular representou um investimento de 315 milhões de dólares, correspondendo 300 milhões a um empréstimo de governo da China e 15 milhões desembolsados pelo Governo moçambicano.

Texto de Benjamim Wilson
benjamim.wilson@snoticicas.co.mz

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