Início » Encontrada espécie de lagarto que não era vista há mais de 100 anos

Encontrada espécie de lagarto que não era vista há mais de 100 anos

Por Idnórcio Muchanga

O Extincto ou Tímido “extinct or shy” (www.extinctorshy.org) é um projecto da Universidade Lúrio que tem como objectivo encontrar duas espécies de lagarto que não são vistas há mais de 100 anos em Lumbo, na província de Nampula.

Para tal, a universidade montou uma equipa composta por estudantes que permanece em Lumbo continuamente desde Abril de 2021 até Abril de 2022. Durante este tempo, os estudantes fotografam todas as espécies de anfíbios e répteis que encontram, a fim de, eventualmente, encontrar duas espécies de lagarto que não são vistas desde 1918 em Lumbo.

Após vários meses de procura diária, os estudantes encontraram, finalmente, uma das espécies – a espécie Proscelotes aenea.

A equipa tem vindo a recolher informação sobre o habitat da espécie, as suas preferências alimentares e até conseguiu recolher dados relativos à reprodução da espécie ao manter e alimentar um espécime que estava prenhe durante mais de um mês até este parir um único filhote.

Pela primeira vez, a espécie foi fotografada e filmada em vida, e no fim do projecto, com todos os dados sobre a espécie, será possível conhecer o seu estado de conservação. Apesar de ainda não se ter encontrado a outra espécie – o Scolecoceps boulengeri –, há esperança, pois o projecto ainda vai a meio e vem aí a época chuvosa, o que poderá fazer com que a espécie apareça. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana