Início » Edifício da Agricultura terá 7 andares

Edifício da Agricultura terá 7 andares

Por admin

Texto de Idnórcio Muchanga e Fotos de Carlos Bernardo

O futuro edifício do Ministério da Agricultura (MINAG) terá sete andares, numa área de 19.301 metros quadrados, e ocupará 25 metros de largura e 32 de altura. A sua construção observará todos os cuidados para não obstruir os serviços aeronáuticos dada a proximidade ao Aeroporto Internacional de Maputo.

O antigo edifício do Ministério da Agricultura (MINAG), afectado por dois incêndios em 2007 está a ser demolido, desde meados do mês de Novembro, para dar lugar a uma infra-estrutura moderna e multifuncional que atenda às actuais exigências de trabalho daquela instituição.

O processo de demolição está sendo feito em métodos mecânicos que pressupõem a destruição gradual das paredes do edifício, através de uma máquina que possui uma tesoura esmagadora. Prevê-se que a destruição completa dure três meses, seguindo-se o período de preparação do terreno para dar lugar ao novo empreendimento.

As obras foram adjudicadas ao empreiteiro Teixeira Duarte, que por sua vez, subcontratou a empresa Hipermáquinas, somente, para destruir a infra-estrutura. A empresa iniciou a destruição com o bloco central, afectado pelo incêndio, para depois atacar os restantes blocos, sul e norte.

Refira-se que o edifício do MINAG devia ter sido demolido no primeiro trimestre do ano antepassado, 2012, sendo que o arranque das obras devia ter ocorrido em simultâneo com a requalificação da Praça dos Heróis Moçambicanos. Porém, devido a insuficiência de fundos, a prioridade foi para o monumento histórico.

Daniel Clemente, secretário permanente do Ministério da Agricultura, explicou que o material retirado do antigo edifício do MINAG, nomeadamente janelas, aparelhos de ar condicionado, elevadores, portas, entre outro, será entregue às instituições públicas, em coordenação com o Património do Estado.

Só será entregue o material aproveitável e o inaproveitável será submetido a um abate de acordo com as regras instituídas na Administração Pública”, disse.

A próxima fase do projecto será de limpeza geral do entulho, escavações da estrutura do edifício e preparação do terreno para permitir que a partir do primeiro semestre do próximo ano se com as construções.

Daniel Clemente esclareceu que a estrutura arquitectónica do anterior edifício do Ministério da Agricultura não será mantida, mas estará assentada no mesmo local.

O empreendimento incorporará sistemas com novas tecnologias traduzidas em equipamentos electrónicos e câmaras de vigilância em toda área.

Os funcionários do ministério da agricultura estão a trabalhar provisoriamente no antigo Instituto Nacional de Calamidades (INGC).

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana