Início » Desmantelada quadrilha de “nyamacatanas”

Desmantelada quadrilha de “nyamacatanas”

Por admin

·O grupo era supostamente liderado por Primeiro Saize, professor da Escola EPC 25 de Junho, em Chimoio

A Polícia da República de Moçambique em Manica (PRM) desmantelou, há dias, uma quadrilha de assaltantes a residências com recurso a catanas, conhecido vulgarmente por Nyamacatanas.

Na operação que culminou com a recuperação de vários bens, a corporação deteve nove indivíduos, de um total de trezes, pertencentes a dois grupos que semeavam terror nos bairros Centro Hípico, Cinco, Fepom, 25 de Junho e nos arredores da cidade. Outros quatros elementos dos dois bandos continuam fugitivos.

Dentre os detidos, está Primeiro Albino Saize, de 32 anos de idade, professor primário da escola 25 de Junho na cidade de Chimoio, considerado como o chefe de uma das quadrilhas que operava na calada da noite.

O grupo que era presumivelmente chefiado pelo professor Primeiro Saize seria composto por Mateus Fernando Vontade, 20 anos, Fernando Rafael José, 17 e Felix Gonçalves Nuhonoliua, de 22 anos que neste momento se encontram a ver o sol aos quadradinhos nas celas da 4ª Esquadra da PRM na cidade de Chimoio.

Ainda na mesma esquadra, estão detidos cinco indivíduos que arrombavam residências para saquear bens, nomeadamente, dinheiro, televisores, camas, colchões, motorizadas, bicicletas, telemóveis, panelas, fogões e outros electrodomésticos. Para lograrem seus maus intentos os indivíduos assaltavam estabelecimentos comerciais e faziam refém os seus proprietários e guardas.

Segundo fonte policial, todos os nove detidos confessaram os seus crimes e explicaram que para arrombar as residências usavam barbadeiras para cortar as grades. Já no interior das casas utilizavam facas, catanas, chaves de fenda e pé de cabra para ameaçar os ocupantes de modo a apoderar-se dos bens.

O domingo apurou que o colectivo de direcção e docentes da Escola 25 de Junho já vinha suspeitando o comportamento do colega Primeiro Saize, que nos últimos tempos se dedicava mais a negócios estranhos e menos às aulas.

Todos os bens furtados foram encontrados no interior da residência do professor, no bairro Centro Hípico, local que servia como armazém. A Polícia da República de Moçambique, em Manica, através da sua porta-voz, Elcídia Filipe, explicou que a neutralização destes indivíduos foi possível graças à ligação polícia e a comunidade. Depois de denúncias, a Polícia iniciou um trabalho aturado que resultou na recuperação de vários bens.

Entretanto, Elcídia Filipe disse que a Polícia continua no encalece dos restantes quatro membros da quadrilha que estão em fuga. Referiu ainda que neste momento seguem os passos subsequentes para responsabilização criminal dos indivíduos já detidos.  

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana