A empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM) ofereceu na segunda-feira última um cheque no valor 384 mil meticais à Escola Comunitária ADPP – Cidadela das Crianças, localizada no bairro da Costa do Sol, em Maputo, para o financiamento de bolsas de estudo de vinte crianças necessitadas daquela unidade escolar. O gesto surge no âmbito das suas acções de responsabilidade social corporativa.
Inserida nas celebrações do 16 de Junho, Dia da Criança Africana, a cerimónia de entrega do cheque contou com a presença de membros da Direcção da TDM e da escola, assim como professores e alunos e foi seguida de um lanche oferecido aos presentes pela empresa TDM. Esta instituição promoveu, igualmente, um concurso de pintura e jogos diversos entre os petizes, na sua maioria órfãos de pais e pertencentes a famílias carentes.
Intervindo na ocasião, Naima Valigy, Directora de Marketing da TDM, referiu que o acordo que a TDM tem com a Escola Comunitária ADPP-Cidadela das Crianças tem sido cumprido todos os anos, desde 1992, sendo que “ao longo desse tempo, temos tentado dar a esta escola o nosso melhor, partilhar um pouco daquilo que é a nossa responsabilidade, não só como empresa, mas como cidadãos, daí que tentamos aliar à nossa acção de responsabilidade social, os festejos do dia da Dia da Criança Africana”.
Por sua vez, Américo Nhalungo, Director da ADPP, agradeceu à empresa TDM, em nome da comunidade estudantil, pelo apoio que tem prestado às crianças daquela unidade de ensino, reforçando que “é graças ao apoio das TDM que conseguimos comprar material escolar, comida e roupa para as nossas crianças estudarem em melhores condições”.
Importa realçar que as TDM apoiam vinte crianças internas na Cidadela da Criança da ADPP, acção abraçada há 21 anos. Os bolseiros têm educação escolar, alimentação, assim como cursos profissionalizantes diversos como costura, artes plásticas, carpintaria, serralharia entre outros.
A empresa custeia também a continuação dos estudos destes petizes no Colégio ADPP Politécnico, instituição onde os mesmos recebem formação em Agricultura, Comércio, Administração, Construção Civil e Instrução Comunitária, adquirindo conhecimentos técnicos que os permitem lançar-se no mercado de trabalho.