Início » Conservar jardins é difícil em Maputo

Conservar jardins é difícil em Maputo

Por admin

Os lugares aprazíveis na cidade de Maputo continuam a não merecer dos munícipes um tratamento de carinho. Na pequena oportunidade, comete-se uma acção de vandalismo e, consequentemente, acelera-se a degradação dos espaços públicos. Os jardins continuam a ser maltratados pelas pessoas.

Não passam dez anos, que grande parte dos jardins da capital beneficiou de trabalhos profundos de reabilitação mas, presentemente, na sua maioria apresenta uma “cara triste”.

Os jardins que escapam à acção de vandalismo têm sido aqueles que se encontram a ser geridos no âmbito das parcerias público-privado, designadamente o Jardim dos Namorados, Jardim dos Professores, Jardim dos Cronistas e o Jardim Nangade, mais conhecido por “Dona Berta”.

Já os jardins públicos não têm a mesma sorte, ou seja, não escapam da destruição.   

PULMÃO SEM CHAMA

O conhecido Pulmão da Malhangalene apresenta uma “cara” sem chama, as plantas têm uma imagem própria de quem vive assustado, sendo certo que muitas das crianças que aproveitam para se divertir desconhece o valor de uma planta em termos de ornamentação.

Um grupo de garotos aproveita a área cimentada, localizada no centro do “pulmão”, para dar umas peladinhas de futebol, sem contudo evitar que constantemente a bola se projecte para as flores, cada vez que há um forte remate.

Tal como em grande parte dos espaços públicos, em certos lugares do “pulmão” já não nem é possível achar relva e, algumas das plantas, tiveram outro destino que não aquele lugar.

PRAÇA 25 DE JUNHO

A Praça 25 de Junho representa o exemplo eloquente de que, entre nós, coabitam pessoas que não possuem o gosto pelos espaços públicos, preferindo um lugar aprazível com uma “cara” degradada.

Quando se concluiu a sua reabilitação, não passam mais de sete anos, toda a gente admirou e exclamou pela beleza que apresentava, com plantas que davam uma imagem de vivacidade.

Presentemente, em certos lugares da praça a relva tende a desaparecer, tudo porque as pessoas preferem atravessar a zona relvada ao invés de utilizar as passadeiras de betão.

A realização de feiras semanais de artesanato naquele local e o mau uso nos dias úteis são apontados como sendo factores que influem grandemente para a degradação daquele espaço público.

No meio de semana, enquanto aproveitam os bancos para se deleitar com o ar que ali se faz sentir, outros aproveitam a Praça 25 de Junho para o transformar num mercado de quinquilharias, refrigerantes e refeições.

A má conservação de jardins em Maputo vai levar a que, segundo disse o vereador das Actividades Económicas, João Munguambe, o Conselho Municipal tenha que redobrar as suas acções de educação cívica.

O AZAR DA PRAÇA 21 DE OUTUBRO

A Praça 21 de Outubro, localizada na confluência dos bairros Alto-Maé, Mafalala e Minkadjuine, sempre passou despercebida para as pessoas, como se ninguém lhe prestasse atenção alguma.

Cada vez que se reabilita, colocando relva e plantas, as pessoas preferem fazer da praça uma autêntica passadeira, pisando e destruindo tudo, só por causa da “mania” de querer encurtar a distância.

Enquanto alguns fotógrafos aproveitam a praça para a transformar num palco de fotografias, há quem montou por lá uma mini sapataria, e outros há que estendem-se para passar umas horas de sono sobre a relva.

Berlengas” vai

voltar a brilhar

O Jardim das Berlengas, localizado no bairro da Malanga, vai se “vestir” com uma nova roupagem, tendo arrancado a respectiva reabilitação no quadro de uma parceria púbico-privado.

Segundo soubemos, vai ser transformado num lugar de laser e parque de diversão de crianças, visto estar projectada a colocação de novas planta de ornamentação com vista a dar uma imagem bonita ao local.

Refira-se que, o Jardim das Berlengas, foi sempre o local público que mais sofreu a saga da destruição por parte das pessoas, tendo nos últimos 20 anos beneficiado de reabilitação.

Fonte ligada à futura gestão do “Berlengas”, assegurou que haverá uma empresa especializada que vai cuidar da manutenção daquele espaço público da cidade de Maputo.

Benjamim Wilson

Fotos de Carlos Uquieo

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana