Início » Banco de Moçambique lança programa de Educação Financeira

Banco de Moçambique lança programa de Educação Financeira

Por admin

O Banco de Moçambique (BM) procedeu ontem ao lançamento do Programa de Educação Financeira, que se insere na Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Sector Financeiro, que tem como meta a melhoria do nível de inclusão financeira para uma abrangência de 35 por cento da população adulta até 2022.

Com a educação financeira se pretende fornecer aos cidadãos ferramentas para uma mais ampla compreensão dos conceitos para a difusão de conhecimentos sobre o que o mercado financeiro disponibiliza, contribuindo para a formação de pessoas e sociedade responsáveis e comprometidas com o futuro.

Com efeito, o Banco Central rubricou Memorandos de Entendimento  com a Televisão de Moçambique (TVM) e Rádio de Moçambique (RM) com vista ao complemento e expansão dos serviços financeiros às zonas rurais através de programas de educação financeira.

Refira-se que o Programa de Educação Financeira compreenderá duas fases. Uma primeira que vai de 2014 até 2016, em que a título experimental se irá implementar estratégias comunicacionais para no fim proceder-se a uma avaliação. A segunda etapa decorrerá de 2017 a 2022 e será fundamentalmente para a melhoria e replicação das estratégias da primeira fase em todo o território nacional.

O Presidente do Conselho de Administração da RM, Faruco Sadique, intervindo no acto, explicou que aquela estação emissora colocará à disposição do Banco de Moçambique espaços de antena, quer na Antena Nacional, quer nas emissões provinciais, para que conteúdos de educação financeira sejam levados aos mais recônditos cantos do país, em línguas locais, contando para o efeito com a colaboração das rádios comunitárias.

Por sua vez, Jaime Cuambe, Presidente do Conselho de Administração da TVM, disse que a sua empresa irá cumprir com o seu papel, não apenas na divulgação de matérias de educação financeira, como também de outros temas afins, incluindo o papel do Banco de Moçambique no sistema financeiro nacional.

Na ocasião, o Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, referiu, também, que nos últimos 10 anos tanto os indicadores de intermediação financeira como os da poupança registaram um incremento, com o volume de crédito à economia por mil adultos a situar-se em Agosto em 12,7 milhões de meticais, contra 2,7 milhões de meticais em 2012.

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana