Início » Apenas metade da Reserva Especial de Maputo é explorada

Apenas metade da Reserva Especial de Maputo é explorada

Por admin

A Reserva Especial de Maputo, no distrito de Matutuine, continua longe de atingir as metas estabelecidas para cada espécie de animais bravios apesar do processo de repovoamento ter iniciado em 2010. A meta era de mil e seiscentos animais e até ao momento foram alocados mil e vinte.

Passados cinco anos desde que o processo de repovoamento animal iniciou, ainda existem espécies não representadas e outras com menos de uma dúzia de animais.

Recentemente a Rserva Especial de Maputo solicitou algumas espécies à vizinha África do Sul. Ainda não chegaram porque os próprios sul-africanos não têm população suficiente para exportar.

domingoapurou que a administração da Reserva necessitava cerca de mil indivíduos de bivas, mas até ao momento só tem sete animais. Tinha ainda perspectivado a criação de cerca de 3000 mil changos, tendo presentemente cerca de 212 animais. 

Havendo indisponibilidade de adquirir animais a partir da África do Sul, a administração está a equacionar a possibilidade de adquirir as bivas no Parque Nacional da Gorongosa onde neste momento vivem cerca de 35 mil animais.

Ainda segundo o administrador da Reserva Especial de Maputo, Armando Guenha, ainda não foram introduzidas algumas espécies como rinoceronte, búfalo e leão.

Falando sobre a criação de rinoceronte, o administrador disse que houve uma orientação segundo a qual não deviam ser introduzidos alegadamente porque os são muito atractivos à caça furtiva.

Num outro desenvolvimento, Guenha disse que em contagem aérea foi apurado que existem naquela reserva mais de 400 elefantes.

PROJECTOS NAS COMUNIDADES

O Governo aprovou dedução de 20 por cento das receitas anuais para as comunidades que vivem em volta da Reserva Especial de Maputo. A iniciativa tem por objectivo ajudar as comunidades a melhorar as suas vidas.

A medida moraliza as comunidades que, em resposta, já não deixam que os caçadores furtivos entrem e abatam os animais da reserva.

“Dar dinheiro não é solução. Temos que educar sobre o significado do gesto. Nos últimos tempos sentimos que há maior colaboração com algumas pessoas que estão receber o valor. Muitas vezes surpreendemos os caçadores furtivos e eles não sabem como é que temos conhecimento”, disse o administrador da reserva.

Contudo, o valor correspondente a 20 por cento varia de ano em ano uma vez que depende das receitas. Entende-se que o desconto para as comunidades poderá melhorar nos próximos tempos com a entrada em funcionamento de novas estâncias turísticas no segundo semestre de 2015.

 

Você pode também gostar de:

2 comments

start a payment processing company 3 de Setembro, 2023 - 7:15

I’m really enjoying the design and layout of your website. It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme? Excellent work!

Reply
julian 29 de Novembro, 2023 - 17:14

verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana