Início » Aberta Direcção de Observação do Mercado de Trabalho

Aberta Direcção de Observação do Mercado de Trabalho

Por admin

A Ministra do Trabalho e Segurança Social (MITESS), Vitória Diogo, inaugurou na passada sexta-feira, em Maputo, a Direcção de Observação do Mercado de Trabalho.

Diogo recordou na ocasião que o governo ao introduzir reformas na educação profissional, identificou como um dos nós de estrangulamento a evolução do mercado do trabalho caracterizada por uma aceleração dos desequilíbrios estruturais, com taxas de desemprego crescentes e desajustamentos acentuados entre a procura e a oferta de competências e qualificações.

Esta realidade era agravada pela ausência de um sistema de informação e observação do mercado do trabalho que servisse de alavanca para tomada de medidas adequadas e em tempo útil no âmbito da gestão do mercado do trabalho”, disse.

A ministra acrescentou que a melhoria da informação sobre o mercado do trabalho não só joga um papel fundamental no alinhamento entre a procura e oferta de trabalho, do ponto de vista de qualificações, como também na formulação e avaliação das políticas de promoção do emprego e formação profissional.

Por isso, com a criação da Direcção Nacional de Observação do Mercado de Trabalho cujas instalações inauguramos hoje, esperamos poder sistematizar e analisar a informação sobre o mercado do trabalho”, disse.

Segundo soube o domingo, caberá ao observatório analisar e aprofundar os perfis de 302.188 postos de trabalho gerados pela economia em 2015, a formatação de 129.043 beneficiários da formação profissional em 2015, tendo em conta a correspondência do tipo de formação com a demanda do mercado.

Por outro lado, já será possível aferir com mais objectividade a tipologia de empregos e o desemprego, criando assim as bases para a projecção de políticas consentâneas com a realidade”, sublinhou.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana