Início » Zâmbia capitaliza cooperação económica com Israel

Zâmbia capitaliza cooperação económica com Israel

Por admin

O presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, instou o recém-nomeado embaixador para Israel, Martin Mwanambale, a aprender com os israelitas como conseguem desafiar a fome num país sem chuvas, mas com terras férteis e a produzir alimentos para todos.

Mwanambale, ex-director-geral dos serviços secretos zambianos (ZSIS), foi designado pelo presidente Lungu para dirigir a missão diplomática em Israel, onde segundo recomendações do chefe do Estado deverá concentrar-se na atracção de investimentos para a Zâmbia.

O diplomata tem ainda a dura missão de trabalhar com Israel na transferência de tecnologia nos sectores da agricultura, defesa e manufactura.

Em resposta, Martin Mwanambale prometeu que tudo fará para cumprir a missão.

Gostaria de agradecer ao presidente por este compromisso e eu farei o meu melhor”- disse Mwanambale, um oficial superior da secreta zambiana, agora diplomata, que dentro em breve deverá apresentar as suas cartas credenciais em Telavive.

Num outro desenvolvimento, o presidente Edgar Lungu disse que a Zâmbia tem mantido uma elevada taxa de crescimento económico com uma média de 6.3 por cento nos últimos dez anos, juntamente com uma taxa de inflação de um digíto.

Vou incentivar os investidores a vir para a Zâmbia e investir em vários sectores. Estamos a melhorar continuamente o nosso ambiente de negócios para garantir a oferta de melhores oportunidades aos investidores”- afirmou Lungu.

O presidente zambiano disse ainda que aprecia a cooperação bilateral com a China e o investimento chinês no país, acrescentando que o seu governo quer  que a parceria chinesa ajude no desenvolvimento da população local e da economia.

As parcerias público-privado são vitais porque sozinho o governo não faz a economia crescer e gerar emprego”- apontou o presidente da Zâmbia.

Ele disse também que a Zâmbia também quer se beneficiar do avanço tecnológico da China. As exportações zambianas dependem principalmente do cobre, mas neste  momento os preços do minério estão em queda no mercado internacional, o que leva as autoridades apostar na diversificação da base das exportações e a procurar novos parceiros.

Com esse propósito, o presidente zambiano encontra-se na China onde discursou ontem sábado num forum realizado em Xangai, para além do encontro inicial que manteve com o presidente chinês XI Jinping para análise da cooperação bilateral.

Este domingo, Lungu deverá partir para Beijing onde amanhã volta a avistar-se com o presidente chinês no Grande Salão do Povo para conversações de alto nível, antes da assinatura de vários acordos, devendo regressar a Lusaka na próxima quinta-feira.

Apenas dois presidentes africanos, nomeadamente, Edgar Lungu, da Zâmbia e o seu homólogo ugandês Yoweri Musseveni foram convidados para a Conferência de Xangai que abriu ontem.

Avelino Mucavele, em Blintyre, Malawi

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana