Início » Rússia abraça a dimensão militar da nova disputa pela influência sobre África

Rússia abraça a dimensão militar da nova disputa pela influência sobre África

Por admin

Na semana passada foi noticiado que a Rússia está a “namorar” a República Centro Africana (RCA) para a implantação de uma base militar naquele país da África Central. O “namoro” terá iniciado em Agosto de 2018, quando Bangui e Moscovo assinaram um acordo de cooperação militar sobre o qual foi estabelecido um centro de instrução em Berengo, onde russos treinam militares da RCA. Caso se materialize a intenção, a Rússia vai juntar-se aos EUA e China – completando, assim, a tríade das maiores potências militares do mundo – que já possuem bases militares permanentes no Djibouti. A busca pela instalação de bases militares em África é demonstrativo de que os novos “apetites” das grandes potências que têm sobre o continente estão a trespassar a competição económica e atingem, agora, a dimensão militar.

Três vertentes de análise podem ser avançadas em função deste apetite da “tríade”: a das motivações das grandes potências; a dos efeitos sobre os países em causa; e a dos efeitos sobre o continente africano em geral.

No que diz respeito às motivações das grandes potências deve-se olhar para a localização geográfica das bases da tríade. O Djibouti, onde estão as bases dos EUA e da China, situa-se no Corno de África. 

Texto: Edson Muirazeque * 

edson.muirazeque@gmail.com

Leia mais…

Você pode também gostar de:

1 comment

출장마사지 20 de Setembro, 2023 - 2:28

It’s the best time to make some plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I could I want to suggest you some interesting things or suggestions. Maybe you could write next articles referring to this article. I wish to read even more things about it!

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana