Início » Relações de amizade continuarão fortes

Relações de amizade continuarão fortes

Por admin

Presidente Filipe Nyusi depois de assistir à tomada de posse de John Pombe Magufuli, como novo Chefe do Estado tanzaniano

Moçambique reafirma continuidade das relações de amizade com a Tanzânia.Esta declaração foi feita na última quinta-feira pelo Presidente Jacinto Filipe Nyusi, momento depois de ter participado em Dar-Es-Salaam, na investidura do novo presidente tanzaniano, John Pombe Magufuli, carinhosamente tratado por “Buldozer”.

Magufuli foi eleito durante o escrutínio realizado no passado dia 25 de Outubro. Começou oficialmente o seu mandato  na passada quinta-feira com a recondução do Procurador-Geral  da República George Masaju e a convocação do Parlamento para o próximo dia 17 de Novembro.

Durante a sessão, Magufuli vai apresentar o nome do novo Primeiro-Ministro para  aprovação parlamentar.

De acordo com a Constituição do país, o Presidente deve nomear o Primeiro-Ministro 14 dias depois de assumir o cargo.

Magufuli que tomou posse na passada quinta-feira, juntou o presidente queniano Uhuru Kenyatta e o líder da oposição Raila Odinga, onde eles apertaram-se as mãos.Em seguida, ele segurou as duas mãos para cima lado a lado com as das suas esposas num acto  simbólico para dizer que a política não é inimizade.

Falando na tomada de posse, o ex-ministro tanzaniano dos Negócios Estrangeiros e  Cooperação Internacional, Bernard Membe, disse que chegou a  hora do novo presidente formar o seu governo.

O Alto Comissário da Tanzânia no Quénia, John Haule, louvou  a Deus pelo facto de as eleições tanzanianas terem sido  pacíficas contrariando os receios de manifestações pós-eleitorais que poderiam conduzir o país ao caos.

"Agradeço a Deus que tomou o período de eleições pacífico  e  a Tanzânia passou a destacar-se no mundo da civilização. Agora é o momento para o nosso novo presidente trabalhar conforme prometeu no seu manifesto ", disse Haule.

A investidura de John Magufuli teve lugar no Estádio Uhuri em Dar-es-Salaam com a participação de nove chefes de Estado e de governo, para além de outros dignatários. Dentre os Chefes de Estado e de Governo que participaram na cerimónia de posse incluem-se o Presidente de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, do  Zimbabwe, Robert Mugabe, Uhuru Kenyatta do Uganda, Yoweri Museveni  do Uganda e Paul Kagamé, do Ruanda.

Também marcaram presença na cerimónia o presidente Jacob Zuma da África do Sul, da Zâmbia, Edgar Lungu e Joseph Kabila, da República Democrática do Congo.

O primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, também esteve presente bem como o vice-presidente do Botswana, Ponatshego Kedikilwe e o vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima.

Na lista dos convidados especiais estava o empresário nigeriano e homem mais rico da África Alhaj Aliko Dangote.

O Doutor  Magufuli e a vice-presidente Samia Suluhu Hassan prestaram juramento perante o Presidente do Tribunal Supremo, Mohamed Chande Othman, jurando respeitar a Constituição.

Pouco depois de prestar juramento  perante milhares de pessoas que se dirigiram ao estádio, foi entregue ao novo presidente o escudo  e a lança, um símbolo tradicional de defesa da Tanzânia.

As armas foram entregues a ele por dois políticos veteranos, Mzee Job Lusinde, do continente e Mzee Hamad Bakari, de Zanzibar.

Depois disso, os líderes religiosos apresentaram orações para o novo presidente nas quais pediram a Todo-Poderoso para que lhe abençoe com sabedoria no cumprimento da nobre tarefa.

Dentre os líderes religiosos incluem-se  o chefe Sheikh, Mufti Abubakar Zubeir Bin Ally, o chefe cessante da Igreja Evangélica Luterana da Tanzânia, o Bispo  Alex Malasusa e o Arcebispo Católico da Arquidiocese de Dar- es-Salaam, Cardeal Polycarp Pengo.

O evento foi especialmente abençoado com chuva que caiu durante algum tempo na capital tanzaniana. Este  foi o terceiro evento envolvendo o Doutor  Magufuli a ser caracterizado por chuvas.

A chuva caiu quando o Doutor. Magufuli votou em  Chato no dia 25 de Outubro, e de novo caiu no dia 30 de Outubro quando recebeu o edital da presidência da Comissão Eleitoral confirmando a sua vitória.

Para apimentar o evento histórico, jactos militares sobrevoaram o Estádio Uhuru conquistando os corações da multidão, que respondeu com euforia.

John Magufuli que concorreu pela bandeira do Chama Cha Mapinduzi foi declarado  pela Comissão Eleitoral vencedor das eleições gerais  do passado dia 25 de Outubro  com 58.46 por cento dos votos contra quarenta por cento do seu adversário da oposição Edward Lowassa.

Concluída a contagem,  John Magufuli conseguiu de 8.882.935 e Edward Lowassa 6.072.848. Significa que a diferença entre Lowassa e Magufuli foi de 2.810.087 votos.

No total, concorreram para o mais alto cargo do Estado tanzaniano oito candidatos, entre os quais, uma mulher. Trata-se de Anna Elisha Mghwira que ficou em terceiro lugar.

John Magufuli de 56 anos de idade vai substituir Jakaya Kikwete que fez dois mandatos consecutivos.

John Magufuli conhecido como  “Bulldozer” por ser um trabalhador incansável e ter dirigido um programa de construção de estradas  esmagou Edward  Lowassa, um dissidente do CMM que investiu muito dinheiro na campanha.

Este é um duro golpe para Edward Lowassa, um ex-Primeiro Ministro do presidente Jakaya Kikwete que abandonou o CMM há cerca de três meses para concretizar a sua ambição de ser chefe de Estado  tanzaniano.

Quatro partidos da oposição juntaram-se numa coligação para apoiar a candidatura de Lowassa mas não foi suficiente para derrotar o CMM no poder desde 1961.

 Em Zanzibar, as eleições presidenciais e legislativas foram anuladas.

O presidente da Comissão Eleitoral de Zanzibar Jecha Salum Jecha  disse que que as eleições foram marcadas por diversas irregularidade incluindo a dupla votação.

Zanzibar é uma região semi-autonóma no Oceano Indico.

As eleições deverão ser repetidas em data ainda por anunciar.

Efeito “Magufuli” na economia

O shilling a moeda tanzaniana continuou a valorizar-se desde o início deste mês apoiado por diversas variáveis, entre as quais a confiança dos homens de no novo presidente.

O shilling começou a ganhar uma relativa recuperação numa altura em que toma posse o quinto presidente da República.

O Banco Nacional de Microfinanças indicou que o shilling está a dar alguns sinais graças à produção agrícola e procura moderada por parte dos importadores.

Um dolár americano equivale a 2.200 shilings.

Avelino Mucavele, e Dar-es-Salaam, Tanzânia

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana